Navegação Pedagogia - Licenciatura por título
Itens para a visualização no momento 21-40 of 68
-
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento de adolescentes na educação não escolar
(2021-12-18)Este trabalho se propõe a refletir sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) como possibilidade da garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de adolescentes. Nele iremos observar como ... -
Dislexia no âmbito escolar e a alfabetização
(2020-12-15)O presente trabalho trata da dislexia no âmbito escolar e a alfabetização. Seu objetivo é investigar a importância de desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem adequadas para promover a aprendizagem de estudantes com ... -
Do canetão ao "zoom"
(2020-12-18)O ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental é uma novidade para todos, inclusive para os professores e gestores de escola, o que faz com que sintam medos, dúvidas e inseguranças. O presente trabalho de conclusão ... -
Docência, Síndrome de Burnout e gênero: alguns olhares e reflexões
(2020-12-15)O presente trabalho aborda as condições de trabalho docente atentando para o tema Síndrome de Burnout e a perspectiva de Gênero, trazendo como objetivo a investigação do modo como as professoras do Ensino Médio de uma ... -
Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita
(2020-12-25)O exposto trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico, inspirada em uma RSL (Revisão Sistemática de Literatura), a fim de analisar como os estudos atuais no Brasil discutem a aquisição da leitura e escrita pela ... -
Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho
(2022-12-15)O presente trabalho aborda o tema "Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho", com o objetivo de investigar implicações da falta da escolarização no âmbito pessoal e profissional de sujeitos que não concluíram ... -
Educar para cultura da sustentabilidade: saberes e desafios
(2020-12-19)A presente monografia de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) destaca a necessidade de compreender a educação como uma cultura da sustentabilidade. O principal objetivo da investigação é ... -
O efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escola
(2020-08-18)O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado à obtenção do grau de Licenciada no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa que culmina com essa monografia teve como ... -
Enoturismo e pedagogia: pensar a presença de crianças no enoturismo
(2022-04-09)O presente trabalho aborda o tema "Enoturismo e Pedagogia: pensar a presença das crianças no Enoturismo". O objetivo principal da pesquisa foi investigar de que forma o pedagogo pode contribuir na inserção de atividades ... -
A Escola Bernardo Petry (1958 A 1988): as práticas de escolarização nos registros fotográficos
(2020-07-06)Esta pesquisa analisa as práticas de escolarização da Escola Bernardo Petry, de Vale Real, RS, no período de 1958 a 1988, através de registros fotográficos, enfatizando as festas locais e comemorações cívicas e o modo como ... -
Escola Waldorf em Caxias do Sul/RS: uma proposta de atendimento à primeira Infância
(2021-07-14)O objetivo desta monografia é conhecer como foi o processo de institucionalização da primeira escola de educação infantil Waldorf de Caxias do Sul/RS. A temática foi escolhida a partir de um estágio que fiz em uma escola ... -
Escolas transformadoras para a infância: um estudo de caso
(2022-07-18)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre escolas transformadoras para a infância. Trata-se de uma investigação que contempla aspectos do Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Infantil localizada na ... -
Espaços do berçário na escola de educação infantil: explorações, vivências e descobertas
(2020-07-21)A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e atende crianças de zero a cinco anos de idade. Deste modo, com o intuito de investigar a etapa do berçário, que corresponde a bebês de zero à 1 ano e 6 meses de ... -
Formação continuada para educadores da educação infantil
(2022-04-09)O presente trabalho aborda o tema "Formação Continuada para Educadores da Educação Infantil", no sentido de investigar seu papel na formação profissional e qualificação das práticas pedagógicas neste nível de ensino. Para ... -
Formação continuada para professores da educação infantil em tempos de pandemia
(2022-04-09)O presente trabalho aborda o tema "Formação Continuada para Professores da Educação Infantil em tempos de pandemia", com o objetivo geral de investigar a o que deve ser observado para a Formação Continuada dos educadores ... -
Formação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sul
(2022-07-08)O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a percepção do formando sobre competências e habilidades desenvolvidas durante o Plano de Execução Curricular Reformulado (R) do curso de Licenciatura em Pedagogia ... -
Implicações dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no planejamento docente
(2020-07-21)Este trabalho de conclusão de curso, tem como principal objetivo, investigar de que modo os professores da Educação Infantil consideram os direitos de aprendizagem e desenvolvimento no planejamento de suas ações pedagógicas. ... -
A importância do brincar na educação infantil
(2020-12-29)Este estudo tem como finalidade abordar a importância do brincar, bem como as possíveis consequências que o momento de pandemia tem provocado na Educação Infantil. O brincar como mecanismo pedagógico vem sendo um propósito ... -
Inclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educação
(2019-12-12)Este estudo apresenta conceitos e definições que se relacionam à inclusão na Educação Infantil, apontando as percepções e os desafios evidenciados por professores que atuam nessa etapa da escolarização. A inclusão é um ... -
Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal
(2020-07-23)Este trabalho de conclusão de curso buscou investigar o desenvolvimento das linguagens infantis na etapa pré-escolar, considerando a arte como potencializadora do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem ...