Programa de Pós-Graduação em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 141-160 of 388
-
Cocriação, valor de uso, satisfação e custos de troca como antecedentes da retenção de cliente no ensino superior
(2018-07-30)A retenção de clientes é considerada uma possível fonte de vantagem competitiva e um fatorchave de sucesso para organizações que buscam melhorar sua participação de mercado, lucratividade e rentabilidade. Entretanto, ainda ... -
Práticas de gestão sustentável de recursos humanos e seus impactos nos danos à saúde relacionados ao trabalho e no comprometimento organizacional
(2018-06-21)Objetivo: Identificar as práticas de gestão sustentável de recursos humanos e os seus impactos nos danos à saúde relacionados ao trabalho e no comprometimento organizacional. Declaração de tese: As práticas de gestão ... -
Capacidade absortiva mediando a relação entre processos de gestão do conhecimento, inovação e desempenho
(2018-05-24)As constantes mudanças que vem configurando o ambiente das empresas têm mobilizado pesquisadores a investigar os fatores que as levam a inovar e alcançar níveis superiores de desempenho. Nesse contexto, a gestão do ... -
Inteligência territorial em turismo: aplicação do sistema de capitais para análise de observatórios de turismo da Europa e da América Latina
(2018-05-22)O estudo analisa Observatórios de Turismo com foco territorial e atuação em escalas subnacionais de países da Europa e da América Latina por meio da abordagem do Sistema de Capitais e do suporte teórico de conceitos ... -
Technology entrepreneurship: an exploratory study
(2018-05-21)Empreendedorismo tecnológico refere-se ao uso de tecnologia para criar e explorar oportunidades de forma a gerar valor, baseado nos conceitos de empreendedorismo, e tecnologia que podem gerar inovação. Com base nessa ... -
Aprendizagem em nível organizacional através da interação entre o formal e o informal no desenvolvimento de aplicativos em uma instituição financeira
(2018-04-03)Os avanços na tecnologia da informação têm transformado a oferta, o desenvolvimento e a forma de consumo dos produtos e serviços financeiros. Porém, investimentos em TI de maneira isolada não promovem uma vantagem sustentável, ... -
Sustentabilidade social como resultado da inovação social corporativa: análise a partir de práticas sociais realizadas por organizações do setor privado
(2018-05-15)O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas sociais em organizações do setor privado e sua aproximação com as expectativas e resultados da sustentabilidade social, a partir das dimensões da inovação social. ... -
Mercados de conhecimento e negócios tradicionais: um modelo de desenvolvimento baseado em conhecimento para a indústria de manufatura
(2018-05-10)O conceito fundamental da economia do conhecimento diz respeito à troca de produtos e serviços baseados no conhecimento. Nesse contexto e numa perspectiva de mercado, o conhecimento pode ser considerado um recurso cujo ... -
Relação entre prioridades competitivas, inovação, e vantagem competitiva na cadeia produtiva da uva e vinho
(2018-04-27)A busca pela Vantagem Competitiva se tornou fundamental para a sobrevivência e destaque das organizações, assim o objetivo desta tese foi analisar a relação entre as Prioridades Competitivas, a Inovação de Produto e de ... -
Fatores de estímulo à captação de capital de risco para projetos
(2018-04-25)O investimento em capital de risco, enquanto participação acionária em projetos embrionários, ou ainda em fase inicial, é envolto em incerteza, baixa liquidez e grande risco, oferecendo como contrapartida uma possibilidade ... -
Inovação tecnológica e lealdade à marca: estudo de uma empresa do ramo de estruturas metálicas na Região Sul do Brasil.
(2018-04-20)A marca é um sistema integrado de ações que envolvem o comprometimento desde o planejamento, a fase de entrega e de toda a manutenção dos atributos materiais e de imagem do negócio de uma empresa. Nesse sentido, a dissertação ... -
Sistema agroalimentar local da pecuária bovina de corte dos Campos de Cima da Serra e a visão baseada em recursos: ativos territoriais e a obtenção de vantagem competitiva
(2018-04-16)Os conceitos de território e Sistema Agroalimentar Local (SIAL) são considerados relevantes no cenário competitivo globalizado na medida que agregam em nível meso, a capacidade de reação e criação de oportunidades pelos ... -
Grau de maturidade da gestão e práticas ambientais: estudo das empresas do setor de componentes para calçados no RS, SC, e SP
(2018-04-11)A gestão ambiental empresarial tornou-se um dos principais tópicos de estratégia de negócios, objeto de estudos para a academia e uma necessidade para empresas, em especial para aquelas que possuem alto impacto ambiental. ... -
Análise de relação entre as âncoras de carreira e atitudes de carreira proteana e sem fronteiras na geração z
(2018-03-09)Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise da relação entre as âncoras de carreira e atitudes de carreira proteana e sem fronteiras na geração Z. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico sobre o tema ... -
Impactos da inovatividade, da inovação de produto e da capacidade tecnológica no desempenho organizacional
(2018-02-28)O ambiente competitivo organizacional apresenta grande velocidade de transformação devido às pressões competitivas do mercado. Ao observar o cenário globalizado, há movimentos que surgiram do conceito indústria 4.0, ... -
Desempenho a partir das capacidades especializadas de marketing e orientação empreendedora no comércio varejista de vestuário
(2018-02-23)Devido à crescente preocupação das empresas em alcançar desempenho superior em um ambiente competitivo complexo, o papel das capacidades de marketing está se tornando um diferencial. Isso ocorre porque os varejistas com ... -
Gestão estratégica de custos e desempenho econômico-financeiro : um estudo nas empresas metalmecânicas, automotivas e eletroeletrônicas da Serra Gaúcha
(2018-02-20)A partir da década de 70 surgiram novas filosofias de gestão de manufatura. A contabilidade aplicada, na época, não era capaz de integrar as informações de controle gerencial com as informações da gestão de produção. Neste ... -
Intenção de recompra de cervejas especiais : efeitos da imagem de preço de produto e do valor percebido
(2018-02-20)A imagem de preço de produto e o valor percebido são importantes indicadores da intenção de recompra. Para tal, o objetivo deste estudo foi verificar as relações entre a imagem de preço de produto, o valor percebido e a ... -
Fatores comportamentais e tecnológicos como determinantes na adoção de modelo de relacionamento bancário digital para micro e pequenas empresas
(2018-02-15)A disponibilização de serviços bancários digitais é crescente, mediante a necessidade de acompanhar a evolução da tecnologia no setor de serviços. No entanto, para o sucesso das estratégias bancárias no fornecimento de ...