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dc.contributor.advisorSouza, José Edimar de
dc.contributor.authorGiacomoni, Cristian
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherWeiduschadt, Patrícia
dc.contributor.otherForell, Leandro
dc.contributor.otherHernández Huerta, José Luis
dc.date.accessioned2018-12-07T10:02:07Z
dc.date.available2018-12-07T10:02:07Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.date.submitted2018-09-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4188
dc.descriptionEsta dissertação possui caráter histórico e tem como objeto de estudo o ensino da Educação Física nas séries primárias. Possui como objetivo principal, analisar como a Educação Física desenvolvida na Escola Giuseppe Garibaldi de Caxias do Sul-RS, entre 1974 e 1989, possibilitou conhecer e compreender o ensino a partir das memórias de professoras e alunos imbricados a história desta instituição escolar. O recorte temporal adotado é de 1974, ano que ocorre a fundação da escola, até 1989, quando ingressam as primeiras professoras nível II, com graduação específica na área de conhecimento e a consequente implantação da 5ª série, segunda etapa do ensino de primeiro grau. A investigação de caráter qualitativo utilizou da metodologia da História Oral, com roteiro de questões e análise foi a documental histórica considerando: leis, decretos, pareceres, cadernos de aula, manuscritos docentes, jornais, fotografias acessados em diferentes arquivos. A pesquisa ancora-se nos pressupostos teóricos da História Cultural pelas possibilidades de identificar como uma história é constituída e representada nos seus diferentes contextos, nas experiências cotidianas, nos espaços e nos tempos. Assim, por meio de narrativas orais e outros documentos analisados foi possível construir uma história das aulas de Educação Física no ensino primário nessa escola. A dissertação está organizada em dois grandes eixos de discussão. O primeiro procurou estabelecer relações de contexto das décadas de 70 e 80 e o modo como se percebeu na prática as prescrições da legislação da Educação Física nesta instituição. O segundo eixo analisa as práticas de Educação Física e as influências dos espaços escolares, das experiências pedagógicas e das relações entre a formação docente com o contexto. Como resultados desta investigação, destacamos que o ensino era organizado, planejado e desenvolvido a partir das experiências de cada docente. A relação com a formação docente também apareceu nas memórias de professores pela forma como abordavam a competitividade, tendência de uma época, bem como a ênfase dada à ludicidade em um momento de reestruturação das concepções pedagógicas para o ensino de Educação Física. Em relação às práticas e atividades, podemos dividi-las em dois âmbitos: no espaço do pátio, pelos esportes com futebol e voleibol, pelas ginásticas de solo, historiadas e calistênicas, pelo atletismo com corridas e saltos de distancias variadas, pelas brincadeiras livres ou orientadas e pelas práticas de psicomotricidade; na sala de aula, pelas brincadeiras e pelas práticas de psicomotricidade com acréscimo dos jogos de tabuleiro de xadrez, dama e trilha. Os indícios pesquisados apontam que na Giuseppe Garibaldi, as práticas corporais tiveram uma influência pouco expressiva nas memórias dos sujeitos entrevistados, contudo a parte lúdica, a convivência e o momento de diálogo aberto nas aulas de Educação Física foram evidências e sugerem a relação desta prática com uma cultura escolar instituída neste lugar.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation has a historical character and its object of study is the teaching of Physical Education in the primary series. It has as main goal to break down how Physical Education developed at Giuseppe Garibaldi School in Caxias do Sul, RS, from 1974 to 1989, succeeded in learning and understanding the tutoring from teachers and students’ memories overlapped to the history of this school institution. The timeline covered is from 1974, when the school was founded, until 1989, when the first level II teachers entered, with a specific graduation in the area of knowledge and the consequent implementation of the 5th grade, the second stage of Elementary School education. The qualitative investigation used the Oral History methodology, with a script of questions and analysis of the historical documentary considering: laws, decrees, opinions, lecture notes, teacher manuscripts, newspapers, photographs found in different archives. The research is based on the theoretical assumptions of Cultural History by the possibilities of identifying how history is constituted and represented in its different contexts, in everyday experiences, spaces and times. Thus, through oral narratives and other documents analyzed, it was possible to construct a history of Physical Education classes in elementary education at this school. The dissertation is organized in two main axis of discussion. The first one sought to establish contextual relations of the 1970s and the 1980s and how the prescriptions of Physical Education legislation in this institution were perceived in practice. The second axis analyzes the practices of Physical Education and the influences of the school facilities, the pedagogical experiences and the relations between the teacher formation with the context. As results of this research, we highlight that the tutoring was organized, planned and developed from the experiences of each teacher. The relationship with teacher training also appeared in the teachers' memories for the way they approached competitiveness, the tendency of an era, as well as the emphasis given to playfulness in a moment of restructuring pedagogical conceptions for the teaching of Physical Education. Regarding the practices and activities, we can divide them into two areas: in the courtyard space, through sports like soccer and volleyball, solo gymnastics, history and calisthenics, athletics with races and jumps from various distances, free or oriented play and by the practices of psychomotor activities; and in the classroom, through games and psychomotor practices with the addition of chess and other board games. The evidence indicates that in Giuseppe Garibaldi, corporal practices had a not very expressive influence on the memories of the subjects interviewed, however the playful part, the coexistence and the moment of open dialogue in the classes of Physical Education were evidences and suggest the relation of this practice with the schooling culture instituted in this place.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino primáriopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPhysical Education - Study and Teachingen
dc.subjectPrimary schoolen
dc.subjectMemoryen
dc.titleA educação física no ensino primário: memórias de professoras e alunos da Escola Giuseppe Garibaldi - Caxias do Sul/RS (1974-1989)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1565948131391927pt_BR
mtd2-br.author.lattesGIACOMONI, C.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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