A educação física no ensino primário: memórias de professoras e alunos da Escola Giuseppe Garibaldi - Caxias do Sul/RS (1974-1989)
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-06Autor
Giacomoni, Cristian
Orientador
Souza, José Edimar de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação possui caráter histórico e tem como objeto de estudo o ensino da Educação Física nas séries primárias. Possui como objetivo principal, analisar como a Educação Física desenvolvida na Escola Giuseppe Garibaldi de Caxias do Sul-RS, entre 1974 e 1989, possibilitou conhecer e compreender o ensino a partir das memórias de professoras e alunos imbricados a história desta instituição escolar. O recorte temporal adotado é de 1974, ano que ocorre a fundação da escola, até 1989, quando ingressam as primeiras professoras nível II, com graduação específica na área de conhecimento e a consequente implantação da 5ª série, segunda etapa do ensino de primeiro grau. A investigação de caráter qualitativo utilizou da metodologia da História Oral, com roteiro de questões e análise foi a documental histórica considerando: leis, decretos, pareceres, cadernos de aula, manuscritos docentes, jornais, fotografias acessados em diferentes arquivos. A pesquisa ancora-se nos pressupostos teóricos da História Cultural pelas possibilidades de identificar como uma história é constituída e representada nos seus diferentes contextos, nas experiências cotidianas, nos espaços e nos tempos. Assim, por meio de narrativas orais e outros documentos analisados foi possível construir uma história das aulas de Educação Física no ensino primário nessa escola. A dissertação está organizada em dois grandes eixos de discussão. O primeiro procurou estabelecer relações de contexto das décadas de 70 e 80 e o modo como se percebeu na prática as prescrições da legislação da Educação Física nesta instituição. O segundo eixo analisa as práticas de Educação Física e as influências dos espaços escolares, das experiências pedagógicas e das relações entre a formação docente com o contexto. Como resultados desta investigação, destacamos que o ensino era organizado, planejado e desenvolvido a partir das experiências de cada docente. A relação com a formação docente também apareceu nas memórias de professores pela forma como abordavam a competitividade, tendência de uma época, bem como a ênfase dada à ludicidade em um momento de reestruturação das concepções pedagógicas para o ensino de Educação Física. Em relação às práticas e atividades, podemos dividi-las em dois âmbitos: no espaço do pátio, pelos esportes com futebol e voleibol, pelas ginásticas de solo, historiadas e calistênicas, pelo atletismo com corridas e saltos de distancias variadas, pelas brincadeiras livres ou orientadas e pelas práticas de psicomotricidade; na sala de aula, pelas brincadeiras e pelas práticas de psicomotricidade com acréscimo dos jogos de tabuleiro de xadrez, dama e trilha. Os indícios pesquisados apontam que na Giuseppe Garibaldi, as práticas corporais tiveram uma influência pouco expressiva nas memórias dos sujeitos entrevistados, contudo a parte lúdica, a convivência e o momento de diálogo aberto nas aulas de Educação Física foram evidências e sugerem a relação desta prática com uma cultura escolar instituída neste lugar.