• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Uma ilha interdisciplinar de racionalidade para construção do conceito de função matemática

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Juliana Pereira Berti.pdf (5.673Mb)
Data
2019-02-15
Autor
Berti, Juliana Pereira
Orientador
Sauer, Laurete Teresinha Zanol
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho relata o planejamento, elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), visando à análise de seu potencial na construção do conceito de função matemática, abordando relações que podem ou não ser caracterizadas como funções, e enfatizando o conceito e não os tipos de funções. De acordo com Fourez (1997), IIR é um método de ensino voltado para a Alfabetização Científica e Tecnológica, visando à formação de estudantes críticos, autônomos e com capacidade de comunicação perante demandas da sociedade. O problema de pesquisa gerou o questionamento: Qual a colaboração da IIR elaborada para a construção do conceito de função matemática? Para respondê-lo foi planejada e aplicada uma IIR em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, no último trimestre do ano letivo de 2016, de uma escola estadual de Gramado, no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve abordagem qualitativa, de natureza aplicada, descritiva e participante. Os resultados da aprendizagem foram analisados por meio da observação e da análise das produções dos estudantes participantes. Algumas evidências revelaram resultados no que se refere à predisposição dos estudantes para aprenderem e na compreensão do conceito de função matemática em situações reais. Quanto aos objetivos da Alfabetização Científica e Tecnológica, os estudantes demonstraram progresso, no percurso da IIR, quanto ao domínio das situações analisadas, à autonomia na produção e investigação do conhecimento e à capacidade de comunicação, no sentido dado por Fourez.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4296
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV