Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSauer, Laurete Teresinha Zanol
dc.contributor.authorBerti, Juliana Pereira
dc.contributor.otherNehring, Cátia Maria
dc.contributor.otherMissell, Valquíria Villas Boas Gomes
dc.date.accessioned2019-02-15T13:16:21Z
dc.date.available2019-02-15T13:16:21Z
dc.date.issued2019-02-15
dc.date.submitted2018-11-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4296
dc.descriptionEste trabalho relata o planejamento, elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), visando à análise de seu potencial na construção do conceito de função matemática, abordando relações que podem ou não ser caracterizadas como funções, e enfatizando o conceito e não os tipos de funções. De acordo com Fourez (1997), IIR é um método de ensino voltado para a Alfabetização Científica e Tecnológica, visando à formação de estudantes críticos, autônomos e com capacidade de comunicação perante demandas da sociedade. O problema de pesquisa gerou o questionamento: Qual a colaboração da IIR elaborada para a construção do conceito de função matemática? Para respondê-lo foi planejada e aplicada uma IIR em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, no último trimestre do ano letivo de 2016, de uma escola estadual de Gramado, no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve abordagem qualitativa, de natureza aplicada, descritiva e participante. Os resultados da aprendizagem foram analisados por meio da observação e da análise das produções dos estudantes participantes. Algumas evidências revelaram resultados no que se refere à predisposição dos estudantes para aprenderem e na compreensão do conceito de função matemática em situações reais. Quanto aos objetivos da Alfabetização Científica e Tecnológica, os estudantes demonstraram progresso, no percurso da IIR, quanto ao domínio das situações analisadas, à autonomia na produção e investigação do conhecimento e à capacidade de comunicação, no sentido dado por Fourez.pt_BR
dc.description.abstractThis work describes the planning, elaboration, application and analysis of an Interdisciplinary Island of Rationality (IIR), aiming at the analysis of its potencial in the construction of the mathematical function’s concept. According to Fourez (1997), IIR is a teaching method focused to Scientific and Technological Literacy, aimed at the training of autonomous and with capacity for communication students in demand. The research problem created the questioning: What is the collaboration of IIR elaborated for the construction of the mathematical function’s concept? To answer it, was planned and applied a IIR in a class of 1st year in High School, in the last quarter of the 2016, in a state school in Gramado, Rio Grande do Sul, Brazil. The research is qualitative, applied, descriptive and participant. The learning results were collected through the observation and analysis of students’ productions. Some evidence has revealed results according to students’ predisposition to learn and understanding the mathematical function’s concept in real situations. As for Scientific and Technological Literacy goals, the students demonstrated mastery of the analyzed situations, autonomy in the production and knowledge investigation and communication hability, in the sense given by Fourez.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectMathematics - Study and teachingen
dc.subjectMathematics (High School)en
dc.subjectLiteracyen
dc.titleUma ilha interdisciplinar de racionalidade para construção do conceito de função matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3358797595867648pt_BR
mtd2-br.author.lattesBERTI, J. Ppt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorLima, Isolda Gianni de


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples