Listar Programa de Pós-Graduação em Educação por autor "Azevedo, Tânia Maris de"
Mostrando ítems 1-20 de 32
-
Aprendizagem significativa no ensino de química : o caso da experimentação em uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre polímeros sintéticos
Gobbato, Karina (2018-12-06)A presente pesquisa arquitetou-se com finalidade de planejar, pôr em prática e investigar as possibilidades de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como estratégia didática para as aulas de Química, ... -
A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
Kloss, Caroline (2024-03-22)Ao considerar os desempenhos abaixo na média em testes como Enade, ENEM, Pisa e Prova Brasil quanto à leitura, juntamente com percepções a respeito das deficiências em compreensão leitora por parte dos alunos no dia a dia ... -
Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua
Kaodoinski, Fabiana (2015-04-13)Esta dissertação tem como objetivo principal investigar concepções de gramática normativa, descritiva e internalizada, descrevendo-as, buscando aproximações com concepções de ciência e verificando se apresentam contribuições ... -
Concepções epistemológicas de reportagens sobre ciência na mídia impressa brasileira e suas implicações no âmbito educacional
Mussato, Gabriel Abreu (2014-05-29)Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo central produzir novas compreensões sobre o fenômeno epistemológico do discurso científico veiculado pela mídia impressa nacional e suas implicações na educação. Mais ... -
Constituição semântico-argumentativa do texto pergunta-resposta: uma análise didático-pedagógica com vistas à formação de professores
Kullmann, Niuana (2021-02-26)O estudo apresentado tem como ponto de partida, e chegada, a necessidade de qualificação das habilidades linguísticas do professor como usuário de língua materna. O trajeto da pesquisa foi fundamentado na Teoria da ... -
As contribuições do suporte virtual glogster para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual
Bones, Vanessa Elisabete Urnau (2014-06-03)Tendo em mente que o uso da tecnologia nas escolas ainda é restrito e que não se sabe ao certo quais são os gêneros digitais e suportes virtuais mais eficientes para o ensino, nem mesmo quais as metodologias mais adequadas ... -
Da teoria à prática no ensino de língua português: a transposição didática do conceitos de encadeamento argumentativo para o professor dos anos finais do ensino fundamental
Pinno, Rúbia de Cássia Ferreira (2019-04-23)Esta pesquisa tem como finalidade mostrar que o conceito de encadeamento argumentativo, presente na Teoria dos Blocos Semânticos, pode ser transposto didaticamente e consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da ... -
Dificuldades e oportunidades para o professor do ensino superior no uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Fey, Ademar Felipe (2014-06-03)Este trabalho de investigação estabeleceu como objetivos principais identificar as principais dificuldades técnicas e pedagógicas na utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle por parte dos professores de ... -
Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
Toniazzo, Fernanda Ribeiro (2015-11-04)O presente estudo objetiva refletir sobre a configuração da relação enunciativa eu-tu e sua contribuição para a organização das informações provenientes dos outros sentidos, que não a visão, no processo de formação de ... -
Educação e linguagem : a descrição semântico-argumentativa e a compreensão leitora de enunciados de exercícios
Kullmann, Niuana (2014-05-30)Esta dissertação é fruto de uma pesquisa em que busquei verificar de que forma a descrição da argumentação interna de verbos que encabeçam enunciados de atividades didáticas pode contribuir para o desenvolvimento da ... -
Educação e linguagem : as situações enunciativas do role-playing game (RPG) como ferramenta pedagógica de constituição da alteridade
Jaques, Rafael Ramires (2016-12-08)Fundamentada em pressupostos teóricos como Platão, Vygotsky, Ferdinand de Saussure e Émile Benveniste, esta pesquisa investiga se o Role-playing Game (RPG), também conhecido como Jogo de Representação de Papéis, constitui ... -
Educação e linguagem : contribuições da enunciação oral do professor ao desenvolvimento da habilidade de investigar na formação de psicólogos
Slomp, Caroline (2014-05-30)Esta investigação teve como objetivo analisar a relação da linguagem docente com a aprendizagem de alunos, no que se refere a influências do discurso docente no desenvolvimento da habilidade de investigar por acadêmicos ... -
Educação e linguagem : em busca do conceito de enunciação em referenciais curriculares de língua portuguesa
Zanette, Carla Roberta Sasset (2016-05-24)A partir de pressupostos teóricos de Émile Benveniste, esta pesquisa investiga o conceito de enunciação e os que o constituem (eu-tu-aqui-agora), no documento intitulado Referenciais da Educação da Rede Municipal de Caxias ... -
Educação e linguagem : estudo polifônico da compreensão leitora do cego congênito
Toniazzo, Fernanda Ribeiro (2022-02-24)O presente estudo objetiva contribuir para o processo de compreensão leitora de pessoas com cegueira congênita sob a ótica da polifonia linguística. Nesse sentido, tem em vista a importância da aprendizagem pelo Sistema ... -
Educação e linguagem : os mecanismos coesivos na compreensão de problemas de aritmética
Lorensatti, Edi Jussara Candido (2014-06-04)Como indicam os Parâmetros Curriculares Nacionais, um dos objetivos do Ensino Fundamental no Brasil é o de que os alunos sejam capazes de questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los (PCN, 1998, ... -
Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
Sengik, Aline Sberse (2014-05-30)A presente dissertação tem como objetivo principal propor diretrizes para uma instrumentalização docente que auxilie a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura (de decodificação e de ... -
Educação e linguagem desde a enunciação oral do professor de língua inglesa : autopercepção e percepção de alunos
Schulz, Lisiane Ott (2014-06-06)Esta investigação teve como objetivos: (a) verificar o grau de êxito da compreensão do discurso oral docente de aprendizes de língua inglesa de nível de proficiência B2, conforme classificação sugerida pelo Quadro Comum ... -
O ensino de química e a escola pública : a isomeria geométrica mediada pelo uso de programas computacionais
Pauletti, Fabiana (2014-05-30)Esta dissertação de Mestrado tem por objetivo principal investigar as possibilidades de uso dos programas de simulação computacional no campo de isomeria geométrica no contexto da escola pública. Para contemplar esse ... -
Estudo da influência dos conhecimentos prévios na aprendizagem de eletricidade em grupos operativos num ambiente de laboratório
Morales, Andréa Cantarelli (2014-05-29)Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal investigar em que medida o conhecimento prévio dos alunos referente à eletricidade propicia a aprendizagem em laboratório, ambiente de trabalho coletivo. Foi dado ... -
Família-criança-escola/professor : o interjogo repetição-transformação
Pereira, Siloé (2014-06-06)A presente investigação – que tem como foco relações possíveis entre aprendizagem, interações familiares e escolares – busca delinear uma compreensão acerca de possíveis interrelações do estilo de aprender que uma criança ...