Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 6-25 of 373
-
Aprendizado como potência de agir: uma tentativa na alfabetização
(2022-03-14)O tema alfabetização ensaia junto à filosofia da educação da diferença por meio de uma tentativa de aproximar o aprendizado como potência de agir à alfabetização. A partir da problematização, o objetivo ensaia a tentativa ... -
Aprendizagem de programação mediada por uma linguagem visual: possibilidade de desenvolvimento do pensamento computacional
(2018-05-17)O presente trabalho buscou identificar e analisar as formas de mediação possibilitadas pelo Scratch no processo de ensino aprendizagem de programação no Ensino Médio. Para isso, tomou como pergunta norteadora: como o Scratch ... -
Aprendizagem na organização empresarial : a formação do empregado como cidadão
(2015-09-29)Esta dissertação mostra como a organização empresarial pode oferecer educação e aprendizagem para alcançar os objetivos da própria organização e, ao mesmo tempo, os objetivos da formação do empregado como cidadão. Inicia ... -
Aprendizagem no cotidiano escolar: direitos, experiências e percepções discentes
(2020-12-23)Esta tese teve como objetivo geral, por meio de narrativas sobre as experiências estudantis, estabelecer possíveis conexões entre as Culturas de Intervenção Pedagógica (de reprodução, recomendação, disciplina, outorga/tr ... -
Aprendizagem significativa no ensino de química : o caso da experimentação em uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre polímeros sintéticos
(2018-12-06)A presente pesquisa arquitetou-se com finalidade de planejar, pôr em prática e investigar as possibilidades de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como estratégia didática para as aulas de Química, ... -
Aprendizagem significativa no ensino de química com ênfase em atividades lúdicas e experimentais
(2023-07-29)A presente pesquisa teve como finalidade adaptar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa criada por Moreira e aplicá-la em uma aula de Química, permeando por atividades lúdicas e experimentais. O objetivo geral ... -
A arquitetura da experiência acadêmica : um estudo de caso em uma universidade comunitária
(2024-03-20)Esta tese, ancorada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, procurou identificar como os estudantes do ensino superior constroem a arquitetura de sua experiência acadêmica. A partir desse ... -
Aspectos emocionais no processo de aprendizagem de matemática
(2017)Esta pesquisa pretendeu investigar de que forma aspectos emocionais influenciam o processo de aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo com ... -
Aspectos históricos do uso dos uniformes escolares : reflexões no campo da educação e da moda (1940-2000 Caxias do Sul)
(2014-06-02)Esta dissertação procura estabelecer um diálogo sobre os aspectos históricos envolvidos nos usos dos uniformes escolares, considerando um olhar desde o campo da História da Educação e o da Moda. Com base nos pressupostos ... -
Aspectos históricos e contemporâneos sobre a interposição entre as identidades materna e docente na educação infantil : decorrências para a prática pedagógica
(2017-03-17)O presente estudo, inserido da linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, aborda a relação entre gênero e docência na Educação Infantil. A questão central versa sobre os motivos que levam à interposição entre as ... -
Atividade pedagógica para o componente curricular de educação física com base em jogo eletrônico
(2023-04-20)Esta pesquisa investiga acerca da extração de elementos lúdicos de jogos eletrônicos, situados na perspectiva da Cultura Digital, como forma de motivar estudantes da Educação Básica a engajarem-se em atividades pedagógicas ... -
Atuação e formação docente na educação básica diante da pandemia da Covid-19 : um estudo de caso na perspectiva decolonial
(2023-01-21)Esta dissertação constitui-se em uma pesquisa qualitativa acerca da atuação e da formação docente na Educação Básica diante da pandemia da Covid-19: um estudo de caso na perspectiva Decolonial. O problema trabalhado nesta ... -
A atuação pedagógica do professor-arquiteto no contexto da cultura digital
(2016-01-27)Esta dissertação tem como objetivo investigar o perfil do professor-arquiteto após a inserção da tecnologia digital no processo projetual das disciplinas de projeto arquitetônico, analisar a influência da tecnologia digital ... -
A avaliação como dispositivo de subjetivação
(2014-06-09)A presente dissertação ancora-se na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul e problematiza os processos de avaliação escolar em uma perspectiva genealógica. ... -
Avaliação externa de rendimento escolar : um instrumento para a gestão pedagógica
(2014-06-02)O presente estudo parte do entendimento de que a avaliação externa é um instrumento da gestão escolar que implica não só a conscientização dos envolvidos acerca dos resultados mas também a forma como a gestão escolar conduz ... -
A biblioteca universitária na formação acadêmica : história da Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul e sua relação com a aprendizagem e o sucesso acadêmico
(2014-06-13)As bibliotecas são espaços de preservação do patrimônio intelectual, literário, artístico e científico das sociedades e apresentam uma relação indissociável com as universidades. Através das bibliotecas, acessa-se o ... -
A BNCC e a prática pedagógica no cotidiano escolar : a implementação da política curricular em Caxias do Sul
(2023-02-08)Essa dissertação valeu-se da Base Nacional Comum Curricular como objeto de estudo, mais precisamente sobre sua implementação na rede pública de ensino do município de Caxias do Sul/RS. Teve como principal objetivo ... -
O brincar na educação infantil : a influência das tecnologias digitais móveis no contexto da brincadeira
(2015-08-26)A pesquisa que deu origem a esta dissertação surge das inquietações da pesquisadora, em sua atuação como professora de Educação Infantil, e tem como objetivo central analisar o brincar em contextos permeados pelos dispositivos ...