Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "High school"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
Fotocartografias de uma educação para todos no ensino médio
(2019-04-23)Que tentativas para pensar uma educação para todos podemos operar com uma escola de ensino médio a partir da realização de uma cartografi a? Provocados por tal pergunta elaboramos uma dissertação de mestrado mediante a ... -
O jogo Probio e a visão sistêmica em educação ambiental
(2017-02-23)O objetivo desta pesquisa é investigar o caráter educacional do jogo Probio frente à visão sistêmica em educação ambiental, a fim de situar sua relevância para a construção de um novo olhar sobre a relação homem-natureza. ... -
Jovens e ensino médio : aspectos históricos e culturais da relação pedagógica
(2015-10-26)Esta dissertação de mestrado situa-se no contexto da atual crise do Ensino Médio, a qual acontece num contexto influenciado por fatores extra e intra-escolares, demonstrando uma inadequação da instituição escolar às ... -
Jovens e ensino médio em tempo integral: sentidos atribuídos ao macrocomponente curricular núcleo articulador
(2024-02-26)Esta tese, construída e defendida junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), teve como objeto de investigação o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), política que alterou a carga ... -
Jovens e escola justa: o cotidiano nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (IFRS Campus Caxias do Sul/ RS)
(2019-03-06)presente dissertação teve como objeto de estudo as trajetórias que compõem o cotidiano dos jovens nos cursos Técnico Integrados ao Ensino Médio, do IFRS Campus Caxias do Sul e a efetivação do direito à educação, partindo ... -
Livro de poesia no Ensino Médio : possibilidade de interação
(2018-02-23)Esta investigação objetiva analisar possibilidades de interação entre a poesia e os prováveis destinatários - estudantes matriculados no Ensino Médio -, a partir do estudo da antologia Poesia faz pensar, pertencente ao ... -
A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
(2023-05-05)Esta pesquisa investigou os impactos do contexto pandêmico (2020 e 2021) na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, na área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A pesquisa, de vertente qualitativa, teve ... -
Práticas discursivas e modos de subjetivação no ensino médio particular
(2014-06-02)Este trabalho realiza a análise de práticas discursivas e modos de subjetivação no ensino médio particular, problematizando as finalidades desta etapa educacional. Os estudos de nível médio no Brasil têm sua constituição ... -
Os saberes e a formação permanente dos coordenadores pedagógicos frente aos desafios da transição dos estudantes do ensino fundamental para o ensino médio
(2023-10-12)A presente dissertação tem como título, Os Saberes e a Formação Permanente dos Coordenadores Pedagógicos frente aos desafios da Transição dos Estudantes do Ensino Fundamental para o Ensino Médio: um estudo nas escolas do ... -
Tempos de diálogo : o olhar dos jovens sobre suas experiências no ensino médio integrado do IFRS
(2017-03-07)A presente dissertação tem como objetivo analisar as múltiplas dimensões do diálogo experienciado pelos jovens estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a fim de identificar as dificuldades ... -
Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica
(2023-05-03)Esta Tese aborda sobre Educação Inclusiva no ensino profissionalizante durante o período de pandemia por Covid-19, buscando articular a formação continuada, as vivências, os planejamentos, o trabalho colaborativo e as ...