Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Items 181-200 di 365
-
Práticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografema
(2019-05-29)Implicada com a leitura literária e com a escrita no Ensino Médio, a pesquisa Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema toma uma vida. Sempre uma vida. Assim, uma-vida-de-professora ... -
"Há em ti": um olhar da psicanálise para o professor e o estudante haitiano no ensino fundamental
(2019-05-29)Os movimentos migratórios existem desde o princípio dos tempos. A guerra, a fome, os desastres naturais, a intolerância religiosa estão entre as razões que levam milhares de pessoas a abandonar sua terra natal em busca de ... -
Educação do homem desde a corporeidade em Merleau-Ponty: o caráter pedagógico da cultura corporal
(2019-04-24)A história do homem é a história de seu corpo. E na tradição ocidental, o corpo humano teve várias atribuições em detrimento de conceito e de articulações com o ambiente que o cercava. Destacam-se visões místicas e religiosas ... -
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento: contextos educativos para as infâncias no século XXI
(2019-04-24)O objeto de pesquisa desta dissertação atenta para os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças pequenas, cuja idade corresponde ao período de quatro anos aos cinco anos e onze meses, público da pré-escola, ... -
O processo de envelhecimento docente: subjetivação em tempos de biopolítica
(2019-04-23)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo sobre a influência da identidade profissional no processo de envelhecimento docente, sob o olhar da biopolítica. O problema que será trabalhado nesta dissertação ... -
Reflexões contemporâneas sobre a formação a partir do tensionamento histórico entre civilidade e barbárie
(2019-04-23)Esta pesquisa possui como tema central e título Reflexões Contemporâneas sobre a Formação a partir do Tensionamento Histórico entre Civilidade e Barbárie. Seu objetivo principal é compreender a dimensão formativa que está ... -
Da teoria à prática no ensino de língua português: a transposição didática do conceitos de encadeamento argumentativo para o professor dos anos finais do ensino fundamental
(2019-04-23)Esta pesquisa tem como finalidade mostrar que o conceito de encadeamento argumentativo, presente na Teoria dos Blocos Semânticos, pode ser transposto didaticamente e consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da ... -
Práticas avaliativas na educação a distância no ensino superior: estudo de caso de um curso superior de tecnologia
(2019-04-23)Esta dissertação versa sobre práticas avaliativas na educação a distância no ensino superior em um curso superior de tecnologia. Para a concretização desta pesquisa foi fundamental abordar, além das práticas avaliativas ... -
Fotocartografias de uma educação para todos no ensino médio
(2019-04-23)Que tentativas para pensar uma educação para todos podemos operar com uma escola de ensino médio a partir da realização de uma cartografi a? Provocados por tal pergunta elaboramos uma dissertação de mestrado mediante a ... -
Jovens e escola justa: o cotidiano nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (IFRS Campus Caxias do Sul/ RS)
(2019-03-06)presente dissertação teve como objeto de estudo as trajetórias que compõem o cotidiano dos jovens nos cursos Técnico Integrados ao Ensino Médio, do IFRS Campus Caxias do Sul e a efetivação do direito à educação, partindo ... -
Práticas de letramento digital no ensino superior: algumas considerações
(2019-03-06)A pesquisa que deu origem a essa dissertação teve como pergunta orientadora: como acontecem as práticas de letramento digital no ensino superior em contextos que utilizam ambientes virtuais de aprendizagem para mediar os ... -
A construção da leitura mediada por jogos pedagógicos em classe multisseriada
(2019-03-06)Este estudo buscou compreender as possíveis contribuições dos jogos pedagógicos para a construção da leitura no processo de alfabetização. O lúdico, no ato de brincar, além de ser importante e facilitador no processo de ... -
Memórias de escolarização no meio rural de Farroupilha: o grupo escolar Jansen (1937-1958)
(2019-04-06)Esta dissertação investigou o processo de constituição do Grupo Escolar Jansen, instituição localizada no 2° distrito de Farroupilha/RS. O trabalho teve como recorte temporal o período entre o ano de 1937, no qual a escola ... -
Memórias e práticas do ensino de música no Grupo Escolar Farroupilha/RS (1938-1945)
(2019-03-06)A pesquisa buscou produzir uma narrativa do ensino de música do Grupo Escolar Farroupilha, entre os anos de 1938 e 1945, considerando práticas e culturas evidenciadas em fontes documentais e fotográficas, provenientes de ... -
O corpo da criança com paralisia cerebral: percepção dos professores e estratégias pedagógicas
(2019-03-06)O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de professores acerca de estudantes com Paralisia Cerebral, considerando a centralidade do corpo e as estratégias pedagógicas utilizadas pelos educadores, com a finalidade ... -
Aprendizagem significativa no ensino de química : o caso da experimentação em uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre polímeros sintéticos
(2018-12-06)A presente pesquisa arquitetou-se com finalidade de planejar, pôr em prática e investigar as possibilidades de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como estratégia didática para as aulas de Química, ... -
A educação física no ensino primário: memórias de professoras e alunos da Escola Giuseppe Garibaldi - Caxias do Sul/RS (1974-1989)
(2018-12-06)Esta dissertação possui caráter histórico e tem como objeto de estudo o ensino da Educação Física nas séries primárias. Possui como objetivo principal, analisar como a Educação Física desenvolvida na Escola Giuseppe Garibaldi ... -
O impacto das práticas de educação não-escolar na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso de uma associação
(2018-10-26)A grande área desta dissertação é a Educação. O recorte do estudo foi a análise de práticas de educação não-escolar. O problema que se buscou responder era: Como as práticas de educação não-escolar podem impactar na vida ... -
Pensamento computacional e formação de professores: uma análise a partir da plataforma Code.org
(2018-10-26)O pensamento computacional tem sido discutido na literatura como uma nova competência para o cidadão do século XXI. Nesse caminho, a inclusão da Ciência da Computação e de linguagens de programação nas escolas têm acontecido ... -
O olhar dos profissionais da educação acerca dos processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual em curso técnico integrado ao ensino médio
(2018-10-26)No Brasil, o acesso de estudantes com deficiência ao sistema comum de ensino ganhou destaque desde a implementação de políticas de inclusão, havendo possibilidade de ingresso de estudantes com as mais diversas necessidades ...