Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 161-180 of 403
-
Cartovagar na Dante Alighieri: epifanias de uma praça em Caxias do Sul
(2021-03-23)Tentando-experimentando: encontro tocado pelo inusitado; pelo que reside entre o conhecido e o desconhecido e que, portanto, não pode ser reconhecido. O que escapa e que está em um movimento constante de anseio pelo vir a ... -
Percursos formativos no curso normal regional de São Francisco de Paula-RS (1953-1962): histórias e memórias
(2021-03-22)A tese situa-se no campo da História da Educação e vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS, em Caxias do Sul no ... -
Para além da identidade: um percurso sobre educação e sexualidade, a partir de Lévinas e Butler
(2021-03-18)O presente trabalho, intitulado "Para Além da Identidade: um percurso sobre educação e sexualidade, a partir de Lévinas e Butler", propõe-se a investigar em que aspectos o pensamento dos dois autores podem contribuir para ... -
O movimento da língua migr(-ante)
(2021-03-10)e vem a pesquisa, "o movimento da língua migra(ante)", tensionando a língua em fluxo de agramaticalidade e conversação. os participantes são imigrantes residentes na cidade de caxias do sul que frequentam aulas de língua ... -
Horizontes da complexidade: a religação dos saberes cuidado de si e autoética como contribuição à atuação docente
(2021-03-01)As implicações da biopolítica se caracterizam pela capilaridade de um modus operandi que, de certa forma, se converte na sociedade, como uma maneira de viver condicionada às relações de poder-saber, apreendidas do sistema ... -
Sentidos subjetivos de estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados ao ensino médio
(2021-02-27)Pensar a educação inclusiva requer olhar não apenas para marcos legais e ações institucionais, mas também para a esfera individual dos estudantes, a fim de ampliar o debate sobre o processo inclusivo. As pessoas com ... -
Constituição semântico-argumentativa do texto pergunta-resposta: uma análise didático-pedagógica com vistas à formação de professores
(2021-02-26)O estudo apresentado tem como ponto de partida, e chegada, a necessidade de qualificação das habilidades linguísticas do professor como usuário de língua materna. O trajeto da pesquisa foi fundamentado na Teoria da ... -
Farroupilha/RS e a educação (1934-1948): um município pedagógico
(2021-02-24)O objetivo do estudo é compreender as ações municipais em prol da Educação no município de Farroupilha/RS. O recorte temporal inicia em 1934 - ano da emancipação de Farroupilha -, por compreender que, a partir de então, ... -
Cidades rebeldes, efervescentes e educadoras: em Caxias do Sul/RS, quanto de passado existe em nosso presente?
(2021-02-23)Ao problematizar um documento da década de 1950 em que se se faziam perceber determinadas ações de xenofobia e racismo desenvolvidas por algumas barbearias de Caxias de Sul, um outro ponto seria percebido: haveria, ali, ... -
Constituindo-se diretora: entre histórias, memórias e representações em escolas de Bento Gonçalves/RS na década de 1960
(2021-01-21)Este estudo investiga práticas de administração escolar a partir da trajetória profissional de diretoras de escolas primárias do município de Bento Gonçalves/RS. O recorte temporal está referenciado na década de 1960, ... -
Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música
(2021-01-14)Atualmente as tecnologias digitais são ubíquas em nossa sociedade. As possibilidades viabilizadas por tais tecnologias, seja para comunicação, socialização, informação ou entretenimento, certamente causam um grande impacto ... -
Concepções historiográficas e ensino de História: representações das práticas docentes (Caxias do Sul/RS: 1997-2019)
(2020-12-19)Essa pesquisa se desenvolveu junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, vinculada a Linha História e Filosofia da Educação. O estudo investiga representações que os professores constroem ... -
Aprendizagem no cotidiano escolar: direitos, experiências e percepções discentes
(2020-12-23)Esta tese teve como objetivo geral, por meio de narrativas sobre as experiências estudantis, estabelecer possíveis conexões entre as Culturas de Intervenção Pedagógica (de reprodução, recomendação, disciplina, outorga/tr ... -
A natureza da matemática no contexto de redimensão de práticas pedagógicas para o ensino de matemática na educação básica
(2020-12-08)Apresentamos uma pesquisa com contribuições advindas do estudo da Natureza da Matemática para redimensão de práticas pedagógicas para o ensino da Matemática na Educação Básica. Para a contextualização dessa pesquisa, foram ... -
Uso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamental
(2020-12-04)Diante do cenário tecnológico presente nos dias atuais e de inúmeras possibilidades de práticas pedagógicas a partir do uso de instrumentos tecnológicos, esta pesquisa investiga de que maneiras o software GeoGebra pode ... -
Processo de escolarização em Antônio Prado - RS (1886-1920) : culturas e sujeitos
(2020-12-03)A presente dissertação narra o processo de escolarização na localidade de Antônio Prado - RS - entre os anos de 1886 a 1920. O estudo é vinculado à Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação ... -
Experiência literária no ensino médico: estudo comparado Brasil - Uruguai
(2020-12-08)Esta tese propõe analisar e comparar a experiência literária no ensino formal, de estudantes de segundo e terceiro ano de Ensino Médio, no Rio Grande do Sul (Brasil), e do último ano do Bachillerato diversificado, no ... -
A música popular latino-americana: perspectivas contra-hegemônicas e decoloniais
(2020-11-19)Esta dissertação apresenta um estudo sobre as práticas musicais populares latinoamericanas em uma perspectiva contra-hegemônica, relacionando-as aos estudos decoloniais. O trabalho foi desenvolvido dialogando com Grosfoguel ... -
Memórias de egressas da escola normal Duque de Caxias (Caxias do Sul/RS - 1949/1951) : formação de professores para a prática da higiene
(2020-11-03)Neste estudo, buscou-se investigar como a temática da higiene era desenvolvida na formação dos professores do Curso Normal que funcionava na Escola Normal Duque de Caxias - Caxias do Sul/RS. A urbanização crescente e a ... -
Processos educativos e de aprendizagem na biblioteca universitária: abordagem centrada no estudo de usuários
(2020-10-15)Esta tese tem como objetivo tecer diretrizes para reconfiguração da biblioteca universitária na contemporaneidade com vistas à qualificação dos processos educativos e de aprendizagem mediados por ela e, assim, questiona: ...