Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 141-160 of 365
-
Memórias de egressas da escola normal Duque de Caxias (Caxias do Sul/RS - 1949/1951) : formação de professores para a prática da higiene
(2020-11-03)Neste estudo, buscou-se investigar como a temática da higiene era desenvolvida na formação dos professores do Curso Normal que funcionava na Escola Normal Duque de Caxias - Caxias do Sul/RS. A urbanização crescente e a ... -
Processos educativos e de aprendizagem na biblioteca universitária: abordagem centrada no estudo de usuários
(2020-10-15)Esta tese tem como objetivo tecer diretrizes para reconfiguração da biblioteca universitária na contemporaneidade com vistas à qualificação dos processos educativos e de aprendizagem mediados por ela e, assim, questiona: ... -
Entre as frestas das políticas públicas: representações sociais de famílias de crianças em sofrimento psíquico grave
(2020-05-29)O objetivo desta pesquisa é descrever as representações sociais referentes ao cuidado, nos âmbitos da educação, saúde e assistência social, que emergem nos relatos de famílias de crianças em sofrimento psíquico grave. A ... -
O ensino primário em Caxias do Sul (1890-1930) : vestígios da cultura material escolar
(2020-09-10)Esta pesquisa buscou compreender como os vestígios de objetos, artefatos e materiais presentes nas escolas primárias de Caxias do Sul entre os anos de 1890 e 1930 contribuíram para compor uma narrativa histórica sobre o ... -
Travessias de uma experiência creep no ensino superior: verdades, relações e subjetividades
(2020-09-04)A presente dissertação tem por objetivo analisar os discursos de estudantes com deficiência física no ensino superior, utilizando-se dos aportes arqueogeneálogicos elaborados por Michel Foucault. Nesse sentido, esta pesquisa ... -
Contribuições dos princípios da complexidade para a constituição de ambientes de aprendizagem no contexto da cibercultura
(2020-07-15)Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, emergiu de uma experiência que tinha como ... -
Educação superior e formação de docentes: investigando as práticas pedagógicas dos estágios de química para a atuação profissional
(2020-07-07)A pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar a importância da componente curricular, estágios do curso de Licenciatura em Química da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para formação e atuação docente. Por meio de ... -
Memórias de escolarização na perspectiva da escola étnica paroquial em Kronenthal/ Vale Real - RS (1933-1965)
(2020-07-01)Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, e intitulado “Memórias de Escolarização na perspectiva da Escola Étnica Paroquial em Kronenthal/Vale Real – RS (1933-1965)” ... -
Formação continuada de professores de língua inglesa e os possíveis impacto das tecnologias digitais
(2020-07-01)Desde meados do século XX, um ritmo acelerado de transformação acontece na sociedade, o avanço tecnológico tem causado várias mudanças nas esferas política, econômica e educacional. Refletir nesse contexto, é pensar na ... -
História da educação rural em Pinhal da Serra (RS): práticas de mediação cultural (1963-1993)
(2020-06-24)Este estudo investiga as práticas cotidianas e analisa as representações sobre a cultura escolar das escolas rurais do município de Pinhal da Serra (RS), entre os anos de 1963 e 1993. O processo de emancipação de Pinhal ... -
Serious games e o desenvolvimento do pensamento computacional: uma abordagem vigotskiana
(2020-06-24)O pensamento computacional emerge no atual contexto sócio-histórico cibercultural como uma forma de pensamento que oferece boas perspectivas, tanto no âmbito da programação quanto no de outras áreas de conhecimento. Ao ... -
Nacionalização das escolas étnicas polonesas do Rio Grande do Sul (1918-1942)
(2020-05-04)Esta pesquisa tem por objetivo analisar como processos de nacionalização, produzidos no período de 1918 a 1942, configuraram ou extinguiram as escolas étnicas de comunidades polonesas no Rio Grande do Sul, observando as ... -
Pedagogia radical e inclusiva : nas trilhas de elementos educativos para uma cidadania mais consciente
(2020-04-30)Este trabalho contextualiza tensões e questionamentos sobre a situação econômica mundial e a extraordinária desigualdade social que afasta cada vez mais ricos de pobres, como ponto de partida, trazendo elementos importantes ... -
Jurisprudência para uma escrita redacionalizada
(2020-03-19)Esta dissertação está fundamentada em um estudo que desvela nosso tensionamento em relação à maneira como a escrita é tomada, em especial, no terceiro ano do Ensino Médio. Nessa fase escolar, o ato de escrever fica reduzido ... -
A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública
(2020-03-16)No cenário educacional, muitas são as reflexões e debates acerca de referenciais curriculares e seus deslocamentos para os processos de aprendizagem e de ensino no contexto escolar. Diante disso, o objetivo principal da ... -
A educação social e a autonomia de adolescentes em medida protetiva: uma concepção freireana no acolhimento institucional
(2020-03-16)A história da infância e da adolescência institucionalizada no Brasil transita como objeto de estudo em diferentes contextos em razão de que há muito o que ser desmistificado, desmembrado e revisitado. Do período da Roda ... -
O papel mediador de paratextos na leitura literária de estudantes do quarto ano no ensino fundamental
(2020-03-16)Esta dissertação tem como objetivo investigar, a partir do modo como estudantes interagem com exemplares selecionados pelo PNBE 2014, o papel dos paratextos dessas obras literárias na escolha/na leitura de um título pelas ... -
Docência nos anos finais do ensino fundamental e suas relações com as tecnologias digitais
(2020-03-11)Esta dissertação se legitima ao campo de investigação sobre a formação docente perpassando pela docência e pelas inovações no âmbito educacional. Esta pesquisa se propõe investigar a formação docente e suas contribuições ... -
Os processos educativos e a construção identitária dos jovens agricultores do município de Vacaria (RS)
(2020-03-11)A pesquisa teve como objeto de estudo os processos educativos e a construção identitária dos jovens agricultores do município de Vacaria (RS). O objetivo principal do estudo consistiu em investigar as influências dos ... -
Práticas docentes no ensino fundamental: as contribuições da corporeidade e suas relações com a ludicidade
(2020-03-11)O objetivo desta dissertação de mestrado é analisar as ações pedagógicas presentes nas práticas docentes que contemplam a corporeidade, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando a compreensão da corporeidade e ...