• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O processo da pesquisa para estudantes do 4º ano do ensino fundamental a partir da elaboração, construção e análise de projeto de aprendizagem investigativa

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Elizabete Ramansini.pdf (2.772Mb)
Data
2022-02-28
Autor
Ramansini, Elizabete
Orientador
Pescador, Cristina Maria
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O objetivo deste estudo é compreender como ocorre o processo da pesquisa para estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental a partir da elaboração, construção e análise do Projeto de Aprendizagem Investigativa, a fim de desenvolver competências que promovam a problematização e a resolutividade do objeto de estudo. A relevância acadêmica e social da dissertação justifica-se pela inserção do processo investigativo nos espaços educativos para que a pesquisa permita formar estudantes que reflitam, problematizem e argumentem e, assim, ampliem o conhecimento científico e consequentemente contribuam com a sociedade. O aporte teórico está pautado nas contribuições de Bender (2014), Campos (s./d.) e Sasseron (2015) referente ao Projeto de Aprendizagem Investigativa (PAI) e às Competências da Base Nacional Comum Curricular (2018) e Perrenoud (2000) a respeito das Competências de um Estudante-Pesquisador. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e exploratório, com a metodologia fundamentada na pesquisa-ação segundo Thiollent (1988) e Tripp (2005) para sustentar as mediações no processo de construção do PAI e as interações entre pesquisador e pesquisado. Compreende-se, neste estudo, que além de pesquisadora, há também a função de professora e, diante deste fato, a expressão professor-pesquisador tem o sentido de instaurar procedimentos que completam a ação, a experimentação e a tomada de consciência do estudante para que possa construir a autonomia de pensamento (BECKER, 2007). Para a coleta de dados utilizaram-se os registros do diário de campo que sustentaram a Análise Textual Discursiva. Durante o estudo realizado ficou evidenciado que a pesquisa na sala de aula contribui para o desenvolvimento das competências de um estudante-pesquisador cuja formação baseia-se na problematização, no pensar hipótese, na investigação e nas múltiplas linguagens. Além disso, no decorrer do processo da pesquisa emergiram a formação da competência digital, a alfabetização científica na constituição de um estudante-pesquisador e a flexibilização do Plano de Ação do Projeto de Aprendizagem Investigativa (PAI), no contexto da pandemia. Por fim, este estudo traz a importância de desenvolver a pesquisa em sala de aula para promover o conhecimento científico. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9612
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV