• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Fotocartografias de uma educação para todos no ensino médio

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Thays Carvalho Gonem.pdf (5.708Mb)
Data
2019-04-23
Autor
Gonem, Thays Carvalho
Orientador
Bisol, Cláudia Alquati
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Que tentativas para pensar uma educação para todos podemos operar com uma escola de ensino médio a partir da realização de uma cartografi a? Provocados por tal pergunta elaboramos uma dissertação de mestrado mediante a produção de matérias ensejadas no encontro com o território de uma instituição escolar. Num primeiro instante do trabalho, exploramos as possibilidades de pesquisa a partir do método cartográfi co. Nesta oportunidade, desdobramos aspectos transversalizados à cartografi a, tais como a escrita, a produção de planos de multiplicidades, o caráter de singularidade na relação que estabelecemos com a imagem e a tentativa da sustentação de uma política a partir do método em sua versão proposta pelo pedagogo francês Fernand Deligny. Em um segundo momento, buscamos lançar nossa sensibilidade para esse espaço do ensino médio a partir das matérias encontradas na escola. Inspirados na cartografi a de Deligny e nas matérias usadas por ele, quatro dimensões são então cartografadas no itinerário da pesquisa, as quais são nomeadas áreas vivas; mapas e croquis; escritura; e imagens. Essa cartografi a ganha hospedagem, um espaço para habitar, a partir de nosso movimento de produção de fotocartografi as, escrituras sobre as fotografi as, espaço onde as linhas se dão a ver e podem se multiplicar por meio do ponto de partida que é a afecção da cartógrafa. Tais linhas fazem mapas a partir das tentativas da escrita e da leitura, tendo em vista que ler e escrever não podem senão se constituir em vida, percurso e mobilidade, jamais representação.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4581
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV