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dc.contributor.advisorSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.authorTolazzi, Caroline do Amarante
dc.contributor.otherMorosini, Marília Costa
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.date.accessioned2014-05-30T12:43:07Z
dc.date.available2014-05-30T12:43:07Z
dc.date.issued2014-05-30
dc.date.submitted2013-03-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/467
dc.descriptionEste trabalho de investigação teve como objetivo principal, analisar possíveis mudanças nos processos de inovação, na reflexão e nas práticas organizacionais junto ao setor administrativo de uma Instituição de Ensino Superior (IES), a partir de um programa de capacitação na proposta de Educação Continuada. O trabalho se propôs a realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada em dados obtidos através de dois momentos em grupo, utilizando-se dos pressupostos da Entrevista Grupal. Foram convidados a participar destes encontros, funcionários que concluíram um dos cursos oferecidos pela IES. O corpus da pesquisa constitui-se das transcrições das verbalizações realizadas por seis funcionários, nos dois momentos. O tratamento do corpus foi realizado a luz de Moraes e Galiazzi (2007) com a análise textual discursiva, que é orientada por três ciclos: desconstrução e unitarização, categorização e por fim, produção do metatexto (texto descritivo-interpretativo). A partir da análise, foi possível identificar alguns indícios de movimento de inovação, no entanto, para que seja possível visualizá-la em um prazo mais curto de tempo, tornam-se necessárias algumas modificações na organização dos cursos, e na forma como a proposta de formação continuada se relaciona com os funcionários. Algumas reflexões construídas neste trabalho apontam sugestões de melhorias, que surgiram das colocações dos entrevistados e também das reflexões da autora desta pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThis research study had as main objective, to examine possible changes in the innovation processes, in the reflection and in the organizational practices next to the administrative department of a Higher Education Institution (HEI), from a capacity program in the proposal of Continuing Education. The study proposed to perform a qualitative research, based on the data acquired through two group moments, using the assumptions of Group Interview. Were invited to participate of these meetings, employees who had finished one of the courses offered by HEI. The corpus of the research constitutes from the transcriptions of the verbalizations performed by six employees in both moments. Thecorpus handling was performed according to Moraes and Galiazzi (2007) by the textual discursive analysis, which is guided for three cycles: deconstruction and unitization, categorization, and lastly, production of the metatext (descriptive and interpretative text). From the analysis, it was possible to identify some evidence of innovation movement, however, so it is possible to visualize it in a short time, some changes are needed in the course organization and in the way the continuing formation proposal relates to the employees. Some reflections constructed in the study, points to improvement suggestions raised from the placements as indication of the respondents and also from the reflections of the author of this research.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.titleEducação continuada de gestores acadêmicos : possibilidades de inovação a partir de um programa de formação continuadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3177535684113842pt_BR
mtd2-br.author.lattesTOLAZZI, C. A.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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