dc.contributor.advisor | Spindola, Marilda Machado | |
dc.contributor.author | Bordin, Daiana | |
dc.contributor.other | Webber, Carine Geltrudes | |
dc.contributor.other | Rehfeldt, Marcia Jussara Hepp | |
dc.date.accessioned | 2019-05-22T13:18:03Z | |
dc.date.available | 2019-05-22T13:18:03Z | |
dc.date.issued | 2019-05-22 | |
dc.date.submitted | 2019-05-07 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4693 | |
dc.description | Na pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, para promover a aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol. Elaborou-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa em que os estudantes foram sujeitos ativos na construção do próprio conhecimento, utilizando seus conhecimentos prévios, seguindo a teoria da aprendizagem significativa, proposta por Ausubel (2003). A temática desenvolvida surgiu diante da constatação do alto índice de reprovação e desistência da disciplina de Cálculo Integral e Diferencial, segundo estudos realizados por Masetto (1992), Barbosa e Neto (1995) e Morellatti (2001). Conforme pesquisa realizada com professores, estudantes e monitores da disciplina de Cálculo Integral e Diferencial, e que apontou a trigonometria como um dos conteúdos estruturantes para a aprendizagem da disciplina em questão, houve a preocupação em aliar este conteúdo a algo que despertasse o interesse dos estudantes em aprender, o futebol. Foi possível confirmar que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, planejada e aplicada aos estudantes do nono ano do ensino fundamental, apresentou indícios de aprendizagem potencialmente significativa, através dos mapas conceituais desenvolvidos pelos estudantes no decorrer, e no término da aplicação. Para análise dos mapas conceituais optou-se pela adoção da taxonomia topológica elaborada por Cañas et al. (2006) e Miller (2008). Outro indício de que ocorreu a aprendizagem significativa, foram os conceitos obtidos pelos estudantes, após a aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, em comparação com conceitos obtidos em anos anteriores. Como produto final, foi elaborado um guia didático, que pode servir como recurso a ser utilizado por outros professores, como material didático principal ou complementar, para a abordagem da trigonometria na Educação Básica. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the research that gave rise to this dissertation, the contributions of a Potentially Significant Teaching Unit were evaluated to promote the meaninful learning of trigonometry applied to soccer. A Potentially Significant Teaching Unit was elaborated in which the students were active subjects in the construction of own knowledge, using their previous knowledge, following the theory of meaninful learning proposed by Ausubel (2003). The study developed by Masetto (1992), Barbosa and Neto (1995) and Morellatti (2001), showed the high index of failure and withdrawal of Integral and Differential Calculus. According to research carried out with professors, students and monitors of the discipline of Integral and Differential Calculus, and that pointed to trigonometry as one of the structuring contents for the learning of the discipline in question, there was a concern to combine this content with something that aroused students' interest in learning, football. It was possible to confirm that the Potentially Significant Teaching Unit, planned and applied to the students of the ninth year of elementary school, showed signs of potentially meaninful learning through the conceptual maps developed by the students in the course and at the end of the application. For the analysis of the conceptual maps, we opted for the adoption of the topological taxonomy elaborated by Cañas et al. (2006) and Miller (2008). Another indication that meaninful learning occurred was the concepts obtained by the students, after applying the Potentially Significant Teaching Unit, in comparison to concepts obtained in previous years. As a final product, a didactic guide was elaborated, which can serve as a resource to be used by other teachers, as main or complementary didactic material, for the approach of trigonometry in Basic Education. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Futebol | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Trigonometry | en |
dc.subject | Soccer | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.title | UEPS: aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3229253580109920 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | BORDIN, D. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |