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dc.contributor.advisorMatos, Sônia Regina da Luz
dc.contributor.authorMaruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos
dc.contributor.otherStecanela, Nilda
dc.contributor.otherCarvalho, Diógenes Buenos Aires de
dc.contributor.otherCosta, Luciano Bedin da
dc.date.accessioned2019-05-29T19:02:24Z
dc.date.available2019-05-29T19:02:24Z
dc.date.issued2019-05-29
dc.date.submitted2018-12-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4705
dc.descriptionImplicada com a leitura literária e com a escrita no Ensino Médio, a pesquisa Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema toma uma vida. Sempre uma vida. Assim, uma-vida-de-professora pesquisadora, em composição com as vidas-de-estudante do Ensino Médio, faz das práticas de escritura-biografemática seu combate (COSTA, 2017) à redacionalização da leitura literária e da escrita no Ensino Médio. Ao tensionar a perspectiva comunicadora e instrumentadeira da língua, trama-se um combate pelas inutilezas da língua em uma oficina com as vidas-de-estudante da turma 203 em uma escola da rede estadual da cidade de Caxias do Sul – RS. Assume-se o conceito de escritura do crítico literário francês Roland Barthes (2003, 2004, 2012, 2013) e de biografema (2003, 2005) cujas contribuições possibilitam constituir experimentações entre esses conceitos e o texto literário do poeta Manoel de Barros (1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2004) e a fantasia acadêmica do professor-pesquisador Manoel de Barthes (1981). Sendo assim, o objetivo deste combate é escriturar os fluxos de inutileza das práticas de leitura literária e escrita em uma oficina com as vidas-de estudante da turma 203. Nesse sentido, pergunta-se: como biografemar as inutilezas das práticas de leitura literária e escrita em uma oficina de escritura biografemática? Quanto ao modo metodológico, o biografema constitui-se pelo modo como se lê e se escreve com as vidas que nos tocam. As práticas de escritura-biografemática engendram com as vidas-de-estudante, em meio à leitura literária, um escape à à redacionalização da vida, fazendo a língua escorrer as suas inutilezas. Desse modo, a partir de cinco cenas disparadoras da escritura-biografemática são biografemadas as vidasclichês, a saber: vida-maternidade, vida-sonho, vida-sucesso, vida-infância, vida sortidos e uma-vida e seus fluxos de inutlileza como um modo de escapar à redacionalização da vida.pt_BR
dc.description.abstractThe research Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema (Practices of Literary Reading and Writing in High School: life in a biographema) is implicated with literary reading and writing in high school and it always takes a life, and one life only. Therefore, an all-her-life teacher and researcher, in tandem with her students from class 203, has transformed biographemic-writing practices into her combat (COSTA, 2017) against redacting of literary reading and writing in High School. By pressuring the communicative and instrumental perspective of the language, a combat against the uselessness of the language unfolds. This takes place in a workshop with the students from class 203 in a state school in the city of Caxias do Sul, in Rio Grande do Sul. The concept of writing is taken from the literary critic Roland Barthes (2003, 2004, 2012, 2013), as well as his biographema concept (2003, 2005), whose contributions have made it possible to make up experiments regarding these concepts; the literary text concept is from Manoel de Barros (1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2004) and the academic fantasy is from researcher/ professor Manoel de Barthes (1981). The purpose of this combat is to register the uselessness flows of literary reading and writing practices in a workshop with the students of class 203. Therefore, the following step is to wonder: how is it possible to write biographically the uselessness of literary reading and writing within a workshop of biographemic writing? As for the methodology, a biographema is made up of the way to read and write with the lives which touch us. The practices of biographemic writing connect with the students lives, amidst the literary reading – an escape from life´s redacting – making the language to filter out its uselessness.Consequently, from five triggering scenes of biographemic writing, the cliché lives are biographemed. Specifically, maternity- life, dream-life, success-life, random-life childhoodlife and one-life and their flows of uselessness as a means of escaping from the redacting of life.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEscrita - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectLivros e leiturapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectReading - Study and teaching (High school)en
dc.subjectWriting - Study and teaching (High school)en
dc.subjectBooks and readingen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.titlePráticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografemapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6487537325333867pt_BR
mtd2-br.author.lattesMARUJU, V. C. P.S.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorRamos, Flávia Brocchetto


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