Listar Programa de Pós-Graduação em História por título
Mostrando ítems 42-61 de 78
-
Gostos, aromas e sabores : memórias e turismo gastronômico em Bento Gonçalves
(2016-02-19)A alimentação é uma das expressões mais sensíveis da cultura, com seus sabores e aromas, pois toca nas sensibilidades e nos estranhamentos das pessoas perante culinárias específicas. Assim, as receitas evocam memórias, ... -
Há um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história local
(2022-09-22)A presente dissertação aborda o ensino de História no município de Barão, Rio Grande do Sul, tendo como princípio comparar as propostas de ensino de História em contextos distintos, evidenciando a importância do ensino da ... -
História e Memória do Teatro em Caxias do Sul (1982 - 2024)
(2024-05-22)Esta dissertação de mestrado propõe um estudo sobre alguns aspectos dos grupos de teatro da cidade de Caxias do Sul do estado do Rio Grande do Sul - Brasil entre os anos de 1982 a meados de 2024. Após analisar os borderôs ... -
Inventário participativo de patrimônio cultural em Fazenda Souza / RS
(2019-07-16)Esta produção demonstra a construção participativa de um inventário dos patrimônios culturais de Fazenda Souza, distrito do município de Caxias do Sul/RS. Realizado com base na metodologia proposta pelo IPHAN, o inventário ... -
O jogo como suporte pedagógico e a utilização de documentos no ensino da história
(2017-01-31)Pensar o ensino da História, hoje, como em outras áreas de conhecimento, passa pelo exercício de exploração de novas práticas educativas. A introdução de jogos, nas aulas de História, oportuniza experimentações pedagógicas ... -
"Jorrar água sobre esta cidade": uma história ambiental do saneamento em Caxias do Sul (1875 -1928)
(2021-07-22)A questão do saneamento e suas implicações ambientais é uma das mais urgentes e mal resolvidas no Brasil, de forma que grande parte da população ainda não tem acesso a esse serviço essencial e sua ausência, ou má administração, ... -
Jovens que cantam em bando: uma prática interdisciplinar e contemporânea de canto coral em Caxias do Sul
(2020-05-06)Nesta dissertação, analiso, a partir da observação de uma prática coral juvenil contemporânea, se a Arte pode se constituir como ferramenta reflexiva e interdisciplinar na Educação e, em especial, para a ampliação da ... -
Kãgran: o ensino da temática indígena nas escolas e os Kaingangs no Rio Grande do Sul
(2022-07-13)A cultura dos povos indígenas gaúchos, em especial da etnia Kaingang, sua linguagem, iconografia e seus modos de vida, são objeto dessa dissertação. A pesquisa tem como objetivo analisar os achados iconográficos, os kagrãs ... -
Uma leitura acerca das interações culturais presentes na formação do distrito de Criúva no municípios de Caxias do Sul
(2016-07-25)O objeto desse estudo trata da história do distrito de Criúva, onde houve a presença de forças culturais heterogêneas em sua formação. O tema escolhido reporta-se ao estudo da História Regional, cujo espaço geográfico ... -
O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler
(2015-11-25)O livro didático configura-se como um dos instrumentos pedagógicos mais utilizados pelos professores em sala de aula. Sabe-se que, a partir do contexto em que são produzidos, os livros didáticos sofrem interferências de ... -
Migrantes na escola: estudo acerva da inserção das crianças migrantes no sistema escolar em Caxias do Sul, em tempos presentes
(2022-09-01)As migrações contemporâneas apresentam características específicas marcadas pela globalização. Desde 2010 os fluxos migratórios internacionais para o Brasil têm aumentado e se diversificado quanto ao país de origem, o ... -
Mulheres sem rosto: imagens do feminismo nos livros didáticos de história do ensino fundamental (2004-2012)
(2019-08-21)O objetivo do presente estudo é analisar como são apresentadas as imagens do feminino, nos livros didáticos de História, do Ensino Fundamental, nas coleções Nova História Crítica, da Editora Nova Geração de 2004, História ... -
Musicando a história e historiando a música em escolas de Caxias do Sul : 2008-2014
(2016-01-27)O corpus deste trabalho trata do ensino da Música na escola aliado ao ensino da História, uma vez que ambos, como componentes do sistema nacional de ensino, têm sido temas recorrentes nos debates tanto acadêmicos como no ... -
Narrativas em trânsito: decolonialidade, história pública e as famílias senegalesas muçulmanas em Caxias do Sul
(2022-12-06)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Fontes e Acervos na Pesquisa e Docência em História do Programa de Pós-Graduação Profissional em História da Universidade de Caxias do Sul. A imigração senegalesa trouxe para ... -
Nova Prata: história local, educação patrimonial e ensino de história
(2021-08-20)A presente dissertação aborda a interrelação entre Ensino de História, História Local e Patrimônio Cultural. O cenário escolhido é o município de Nova Prata/RS. O trabalho faz parte do Programa de Pós-graduação em História ... -
Para que não se esqueça : a memória da ditadura brasileira (1964-1985) nos livros didáticos de história do ensino médio
(2018-02-02)O estudo apresenta abordagens sobre Direitos Humanos no ensino de História, a fim de compreender qual a importância da reflexão sobre o Regime Civil Militar Brasileiro nos textos presentes nos principais livros didáticos ... -
Patrimônio industrial em exposição: proposta arquitetônica para realocação do Memorial Gazola
(2020-05-18)O objetivo deste trabalho é a elaboração de um projeto arquitetônico para realocar o Memorial Gazola em um antigo prédio industrial onde funcionou a fábrica de munições da metalúrgica na década de 1940. Para tanto esta ... -
Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior
(2015-12-04)Neste artigo estendido pretende-se revisar os modelos e concepções de se ensinar História da Arte, através de modelos de tempo e memória concebidos pela historiografia da arte, tendo em vista a produção de um material de ... -
Produção audiovisual como recurso didático-pedagógico no ensino de história : "Como me veem?", "Como eu vejo?" estudo de caso de adolescentes de uma comunidade em situação de vulnerabilidade social
(2016-01-27)A presente dissertação, realizada entre 2013 e 2015, insere-se no contexto de um processo de produção audiovisual que trabalha com o conceito de identidade e pertença de adolescentes de uma comunidade em situação de ... -
Proejando com os saberes : aprendizado significativo com a utilização da pesquisa sócio antropológica no ensino de história
(2016-06-20)A presente dissertação apresenta uma experiência sobre o uso da pesquisa sócio antropológica e o espaço das narrativas no ensino de história em educação de jovens e adultos dentro do Programa Nacional de Integração da ...