Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRela, Eliana
dc.contributor.authorValmini, Stéfani Mano
dc.contributor.otherXerri, Eliana Gasparini
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherGiraffa, Lúcia Maria Martins
dc.date.accessioned2019-11-11T19:19:20Z
dc.date.available2019-11-11T19:19:20Z
dc.date.issued2019-11-11
dc.date.submitted2019-07-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5133
dc.descriptionEsta dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha História e Filosofia da Educação. Analisa as práticas didáticas utilizadas por três professores na disciplina de Requisitos de Software, em períodos distintos no ensino superior, a fim de identificar mudanças e permanências na práxis da disciplina, com recorte de 1990-2016. Para sanar tais inquietações, das modificações e permanências na práxis, foram abordadas reflexões a partir da história cultural e história das disciplinas, com Certeau (1982), Burke (2005 e 2010) e Chervel (1990), da didática com Libâneo (1990) e das reflexões sobre Engenharia de Requisitos, com Pohl e Rupp (2014) e Sommerville (2011). A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa, com metodologia de estudo de caso. A construção empírica se deu por meio de análise documental e com apoio na História Oral. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo a fim de identificar mudanças e permanências nas práticas didáticas da disciplina de Requisitos de Software, no ensino superior, de três professores dentro da delimitação apresentada. Pelas pesquisas já realizadas, ficou evidente a escassez de pesquisas na linha histórica com aproximação das tecnologias, informática e educação computacional. Dessa forma, percebe-se a importância deste trabalho e a necessidade de produção de conhecimento que abordem a história das disciplinas dos currículos de formação dos profissionais informatas. No discurso tecido pelo primeiro professor percebe-se um maior direcionamento a sua formação, nas pesquisas que realizou e a dedicação necessária na época tanto para ser aluno, quanto para ser professor, resultantes da escassez ou mesmo falta de infraestrutura. As mudanças nas práticas e na própria disciplina foram diretamente influenciadas pelas transformações da tecnologia. O segundo professor apresenta um cenário bem distinto, a era da informação havia chegado e com ela uma infinidade de possibilidades didáticas. No discurso do terceiro professor, trago as minhas memórias como aluna e como docente da disciplina, sem a pretensão de traçar conclusões sobre quais eram as melhores práticas, mas sim materializar o registro das modificações e permanências nas práticas didáticas no período investigado. O estudo aponta como achados (a) mudanças de conteúdo, de infraestrutura, das competências da docência (b) permanências nas competências atitudinais, no perfil dos alunos, nos métodos de avaliação (c) necessidade de constituição como campo de investigação a História e Memória dos processos educativos que envolvem a aprendizagem informática, a formação do profissional informata e a informática educativa.pt_BR
dc.description.abstractThis master dissertation is linked to the Post-Graduate Program in Education of the University of Caxias do Sul, in the History and Philosophy of Education Line. It analyzes the didactic practices used by three teachers in the discipline of Software Requirements, in distinct periods in higher education, in order to identify changes and permanences in the praxis of the discipline, with a cut from 1990-2016. In order to heal such concerns, changes and permanences in the praxis, reflections were approached from the cultural history and history of the disciplines, with Certeau (1982), Burke (2005 and 2010) and Chervel (1990), didactics with Libâneo (1990) and Reflections on Requirements Engineering, with Pohl and Rupp (2014) and Somerville (2011). The approach used was the qualitative research, with a case study methodology. he empirical construction took place through documental analysis and supported by Oral History. The data collected were submitted to content analysis in order to identify changes and permanences in the didactic practices of the Software Requirements discipline in higher education of three teachers within the presented delimitation. From the research already carried out, there was an evident shortage of research in the historical line with the approximation of technologies, computer science, and computational education. In this way, the importance of this work and the need for knowledge production that addresses the history of the curricula of the training of the professionals of the profession can be perceived. In the speech made by the first teacher, one can see a greater direction of his education, in the researches he conducted and the dedication needed at the time to be both student and teacher, resulting from scarcity or even lack of infrastructure. Changes in practice and discipline itself were directly influenced by the transformations of technology. The second teacher presents a very different scenario, the information age had arrived and with it a myriad of didactic possibilities. In the speech of the third teacher, I bring my memories as a student and as a teacher of the discipline, without pretending to draw conclusions about what were the best practices, but materialize the record of modifications and permanences in didactic practices in the period investigated. The study identifies (a) changes in content, infrastructure, teaching skills (b) permanence in attitudinal competencies, student profile, evaluation methods (c) the need to set up as a field of research the History and Memory of educational processes involving computer-based learning, the training of information professionals and educational computing.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComputação - Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectComputer science - Teaching methodsen
dc.subjectEducation - Historyen
dc.subjectDidaticsen
dc.subjectComputer software Developmenten
dc.subjectSoftware engineeringen
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.titleUm lugar na história da educação para a didática no ensino de requisitos de software (1990-2016)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3447179375165121pt_BR
mtd2-br.author.lattesVALMINI, S. M.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem