Docência nos anos finais do ensino fundamental e suas relações com as tecnologias digitais
Date
2020-03-11Author
Oliveira, Raquel Mignoni de
Orientador
Morés, Andréia
Metadata
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Esta dissertação se legitima ao campo de investigação sobre a formação docente perpassando pela docência e pelas inovações no âmbito educacional. Esta pesquisa se propõe investigar a formação docente e suas contribuições para o uso das tecnologias digitais nas práticas educativas em uma escola de ensino privado na Serra Gaúcha. As problematizações deste estudo têm como foco, por meio da interlocução teórica com Paulo Freire e António da Nóvoa, dentre outros autores, investigar a formação docente e a sua possível contribuição para o uso das tecnologias digitais nas práticas educativas nos Anos Finais de uma escola privada. Na tessitura desta investigação, entende-se que a formação é o processo que sustenta a prática docente e é constituída a partir de vários movimentos, como graduação, pós-graduação, cursos, simpósios, bem como a reflexão e o olhar para sua própria prática ou na troca de experiência entre pares na escola. Esses movimentos de formação que constituem o sujeito docente, diante da inserção das tecnologias no contexto escolar, provoca um deslocamento em relação ao papel do professor e do aluno, situando-os e integrando-os como indivíduos ativos nos processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, coloca-se em discussão como esse corpus reverbera nas práticas educativas na escola, evidenciando a movimentação docente emergente do contexto atual da educação. Os percursos investigativos seguiram trilhos metodológicos de uma pesquisa qualitativa de cunho analítico-interpretativa, tendo como fontes de evidência documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas realizadas com os docentes que atuam no Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola privada da Serra gaúcha. Para exploração dos dados investigados que emergiram das entrevistas, foi utilizada a Análise de conteúdo de Bardin (2016). Os principais aportes teóricos selecionados para sustentar teoricamente os percursos
investigativos, inspirar as descrições, fundamentar as interpretações e reflexões estão fundamentados em Paulo Freire, António da Nóvoa, Pierre Lévy, Denise Leite e Débora Valletta e Lúcia Giraffa, entre outras imersões teóricas. Três categorias emergiram das falas
docentes: “Formação docente”; “Prática educativa” e “Contribuições das tecnologias digitais”, a partir delas obteve-se duas subcategorias cada: no que se refere a primeira categoria tem-se: “Contribuições das tecnologias digitais” e Tecnologias digitais”; a segunda apresentou:“Processos metodológicos e avaliativos” e “Recursos educativos”; e a terceira: “Potencialidades e motivação gerada pelo uso das tecnologias digitais” e “Tecnologias digitais como Inovação e como Suporte”. O estudo mostrou que a formação docente interfere nas práticas educativas e podem contribuir para o uso das tecnologias digitais na escola, contudo, preparar os professores para o uso das tecnologias digitais nas práticas educativas, não significa apenas ensinar o uso de ferramentas e/ou software, o grande desafio na contemporaneidade é desencadear no docente uma postura mais ativa, sendo o mediador do conhecimento, trazendo o aluno para o centro da aprendizagem, tornando-o, também, mais atuante nos processos de ensino e de aprendizagem.