A apropriação do feminismo pela publicidade contemporânea e sua relação com o contexto social

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Data
2019-07-20Autor
Farias, Letícia de
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
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Esta monografia tem por objetivo analisar como se desenvolve a publicidade que busca manifestar ideais feministas na sociedade atual, um contexto complexo que envolve uma disputa entre a exaltação e a oposição ao feminismo. O trabalho aborda o movimento feminista, antifeminismo, temas e conceitos referentes à mulher, consumo e publicidade. Também apresenta uma análise de comerciais, que buscam retratar ideais feministas, construída a partir de uma categorização que resulta na apresentação de quatro pilares: o da Solidariedade; o da Beleza; o da Reivindicação e o da Liberdade. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Com a realização deste trabalho, concluiu-se que a publicidade contemporânea, na busca pela representação do feminismo, pode apresentar princípios ideológicos do movimento e, ao mesmo tempo, reforçar ideologias antifeministas. Sendo assim, é configurado um discurso que muitas vezes se distancia do movimento e da realidade social em que as mulheres estão inseridas no contexto contemporâneo (sic).