Vaporwave: arte, espólio, consumo e sua apropriação pela publicidade
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Data
2019-12-20Autor
Oliveira, Gabriel Sauer de
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo tem como tema o Vaporwave, um movimento estético surgido na internet por volta de 2010 e que vêm sendo apropriado por algumas marcas por meio de campanhas publicitárias. A partir do método de pesquisa exploratória, o primeiro
capítulo trata-se da apresentação do movimento estético, iniciando pelos conceitos de indústria cultural e sociedade de consumo, alvo central de suas críticas, e também a exploração de suas características, obras e do seu complexo processo de fruição. Seguindo, apresenta-se o processo de transformação do movimento estético em uma tendência, aonde a hipermodernidade é apresentada como cenário e uma breve pesquisa feita a partir do monitoramento de interesse é analisada. Por fim, para aplicar na prática o estudo, se é feito um estudo de caso da campanha de Dia dos Namorados da marca brasileira Riachuelo, que se apropriou do Vaporwave como forma de diferenciar seu discurso publicitário e potencializar a venda de roupas no período de vigência da campanha. Ao final conclui-se que o Vaporwave é uma forma de expressão que reflete sobre as consequências da sociedade hipermoderna ao mesmo tempo que as ironiza, tornando-se um movimento estético bastante característico de seu tempo e uma ferramenta de apropriação interessante para a publicidade, que o utiliza para estimular o consumo de produtos a partir de uma conexão emocional reforçada pela presença de elementos do Vaporwave em peças publicitárias (sic).