dc.contributor.advisor | Silva, Ivana Almeida da | |
dc.contributor.author | Oliveira, Gabriel Sauer de | |
dc.contributor.other | Silva, Ronei Teodoro da | |
dc.contributor.other | Almeida, Glaucis de Morais | |
dc.date.accessioned | 2020-03-19T13:56:33Z | |
dc.date.available | 2020-03-19T13:56:33Z | |
dc.date.issued | 2019-12-20 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5567 | |
dc.description | O presente estudo tem como tema o Vaporwave, um movimento estético surgido na internet por volta de 2010 e que vêm sendo apropriado por algumas marcas por meio de campanhas publicitárias. A partir do método de pesquisa exploratória, o primeiro
capítulo trata-se da apresentação do movimento estético, iniciando pelos conceitos de indústria cultural e sociedade de consumo, alvo central de suas críticas, e também a exploração de suas características, obras e do seu complexo processo de fruição. Seguindo, apresenta-se o processo de transformação do movimento estético em uma tendência, aonde a hipermodernidade é apresentada como cenário e uma breve pesquisa feita a partir do monitoramento de interesse é analisada. Por fim, para aplicar na prática o estudo, se é feito um estudo de caso da campanha de Dia dos Namorados da marca brasileira Riachuelo, que se apropriou do Vaporwave como forma de diferenciar seu discurso publicitário e potencializar a venda de roupas no período de vigência da campanha. Ao final conclui-se que o Vaporwave é uma forma de expressão que reflete sobre as consequências da sociedade hipermoderna ao mesmo tempo que as ironiza, tornando-se um movimento estético bastante característico de seu tempo e uma ferramenta de apropriação interessante para a publicidade, que o utiliza para estimular o consumo de produtos a partir de uma conexão emocional reforçada pela presença de elementos do Vaporwave em peças publicitárias (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | This study has as its theme Vaporwave, an aesthetic movement that appeared on the internet around 2010 and that has been appropriated by some brands through advertising campaigns. From the exploratory research method, the first chapter deals
with the presentation of the aesthetic movement, starting with the concepts of cultural industry and consumer society, the central target of their criticism, and also the exploration of its characteristics, works and their complex fruition process. Following,
the process of transforming aesthetic movement into a trend is presented, where hypermodernity works as a scenario and also a brief research based on the monitoring of interest is analyzed. Finally, to apply the study in practice, a case study of the
Valentine's Day campaign of the Brazilian brand Riachuelo is done, which appropriated Vaporwave as a way of differentiating its advertising discourse and enhancing the sale of clothes during the period during the duration of the campaign. In the end it is
concluded that Vaporwave is a form of expression that reflects on the consequences of hypermodern society while mocking them, becoming a very characteristic aesthetic movement of its time and an interesting appropriation tool for advertising, which uses
it to stimulate product consumption from an emotional connection reinforced by the presence of Vaporwave elements in advertisements (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Publicidade | pt_BR |
dc.subject | Computadores e civilização | pt_BR |
dc.subject | Consumo (Economia) | pt_BR |
dc.subject | Internet na publicidade | pt_BR |
dc.title | Vaporwave: arte, espólio, consumo e sua apropriação pela publicidade | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Comunicação Social - Publicidade e Propaganda | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-12-20 00:00:00 | |