Moda streetwear - identificação de propósitos através da comunicação entre marcas e consumidores
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Data
2019-12-26Autor
Neves, Luiz Henrique Sisto das
Orientador
Roveda, Vanessa
Metadata
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O presente trabalho acadêmico estudou como a moda streetwear evoluiu e se tornou a que mais cresce no Brasil e no mundo, principalmente entre os jovens, das gerações Y (millennials) e Z (centennials). Neste segmento pode-se ver claramente a geração de identificação a partir de propósitos, aliados a valores e ideais entre marcas e consumidores. Mostrando historicamente a evolução da moda em âmbito nacional e internacional, até chegar ao que se conhece hoje como streetwear ou urbanwear. A realização do estudo seguiu esta questão norteadora: como uma marca de streetwear gera identificação de propósitos com seu público através da comunicação? Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa é compreender como a identificação e os propósitos são importantes para o consumidor do streetwear e as marcas voltadas a este público. Para isso, foi preciso estudar o público, como ele consome e se comporta, através de uma análise documental destas quatro marcas de streetwear: Supreme, Karl Kani, Cross Colors e Piet. Se restringindo a análise do posicionamento digital da rede social Instagram de cada marca, bem como seus sites. Para poder chegar a uma conclusão, foram levantados os seguinte objetivos específicos: entender o conceito de moda streetwear, analisando sua história e seu significado para seus consumidores; revisar os estudos sobre posicionamento digital, identificando tendências e estratégias de atuação; compreender as novas gerações e o que elas esperam das marcas; revisar os conceitos de posicionamento de nicho e compreender o comportamento dos consumidores de moda streetwear; e realizar os estudos do posicionamento digital de marcas de streetwear. No levantamento dos dados, foi possível perceber alguns aspectos que as marcas seguem, levando em consideração as expectativas das novas gerações e de uma publicidade mais evolutiva, bem como identificar oportunidades de melhorias em sua atuação. Esta pesquisa é uma reflexão sobre a sociedade contemporânea e como o jovem está impactando no posicionamento e comunicação das marcas, que necessitam estar atentas às necessidades e valores pessoais dos novos cidadãos globais (sic).