Diagnóstico de alcance da comunicação integrada de marketing dos e-sports: de que maneira a população recebe informações sobre e-sports na cidade de Caxias do Sul
Fecha
2019-12-06Autor
Kaczala, Pedro Festugatto
Orientador
Luchesi, Juliana Raquel de Souza
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Desde o início dos jogos digitais, passando pela era dos arcades, muitas pessoas consideravam os videogames com devida competividade. Somado ao fato da competividade, criou-se um mercado de importante participação que remete aos tempos atuais com cada vez mais prêmios que ultrapassam milhares de dólares todos os anos em diversas competições de diferentes jogos. Com esse grande crescimento do cenário de e-sports ao redor do mundo, diversas maneiras de desenvolvimento de Marketing envolvendo os jogos tiveram início. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo identificar o conhecimento da população da cidade de Caxias do Sul sobre e-sports e, tal como os cidadãos com base nas CIM (Comunicação Integrada de Marketing), vieram a ter esse conhecimento. Para isso, o levantamento teórico sobre a base do Marketing, juntamente com o desenvolvimento dos jogos com dados atuais de competições nacionais e internacionais, mostraram o quanto este mercado tem potencial a ser estudado e, consequentemente, aplicação de técnicas para desenvolvê-lo ainda mais. A partir da entrega de questionários, foram analisadas as respostas obtidas para a conclusão do alcance das ferramentas da Comunicação Integrada de Marketing, na cidade de Caxias do Sul, do jogo League of Legends.(sic)