Navegação Mestrado Acadêmico em Educação por título
Itens para a visualização no momento 58-77 of 309
-
Da escola rural multisseriada a escola nucleada : narrativas sobre o espaço, o tempo e o pertencimento no meio rural (Caxias do Sul-RS/1990-2012)
(2016-10-20)Este trabalho está inscrito no campo da História da Educação e trata de investigar a transição da forma escolar conhecida por classes multisseriadas, para as escolas-núcleo, num processo conhecido por nucleação de escolas. ... -
Da teoria à prática no ensino de língua português: a transposição didática do conceitos de encadeamento argumentativo para o professor dos anos finais do ensino fundamental
(2019-04-23)Esta pesquisa tem como finalidade mostrar que o conceito de encadeamento argumentativo, presente na Teoria dos Blocos Semânticos, pode ser transposto didaticamente e consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da ... -
Das culturas das infâncias para uma educação emancipatória na educação infantil
(2023-02-15)Este estudo analisa as culturas das infâncias que se manifestam no cotidiano de uma escola de educação infantil pública no interior do Rio Grande do Sul, durante as atividades pedagógicas, planejadas e livres nos diferentes ... -
Deficiência intelectual e letramento: compreensão de professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
(2021-11-02)A trajetória do estudante com deficiência intelectual, no Brasil, é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado discussões e reflexões que se intensificaram desde a implementação das políticas de inclusão nos ... -
Derrida e a educação : o acontecimento do impossível
(2014-06-03)Esta dissertação se desenvolve no intuito de estabelecer uma aproximação entre o pensamento do filósofo Jacques Derrida, conhecido também como desconstrução, e a educação, apontando algumas possíveis convergências entre ... -
Desafios do docente do ensino médio na transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia da COVID19
(2023-09-23)O estudo investigou a experiência dos professores durante a transição do ensino presencial para o remoto durante a pandemia da Covid-19 em uma escola de referência em Pernambuco. Diante da necessidade de adaptação rápida ... -
A desenhografia de um movimento
(2024-04-26)A dissertação intitulada A Desenhografia de um Movimento tem como temática a experiência pela Desenhografia. O método desenhográfico consiste na junção de duas técnicas artísticas através do aplicativo de celular e edição ... -
"O despertar": uma história das práticas da educação rural em Caxias do Sul (1947-1954)
(2019-11-13)Este estudo investiga os modelos e práticas disseminados para a comunidade da escola rural de Caxias do Sul, a partir da compreensão acerca das representações contidas no periódico Despertar – objeto e fonte desta pesquisa, ... -
O diálogo na educação em direitos
(2017-11-30) -
Dificuldades e oportunidades para o professor do ensino superior no uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle
(2014-06-03)Este trabalho de investigação estabeleceu como objetivos principais identificar as principais dificuldades técnicas e pedagógicas na utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle por parte dos professores de ... -
A dimensão da amorosidade no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Luiz Paulino Mártires, Bragança/PA
(2023-12-12)Esta dissertação de Mestrado investiga o Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Luiz Paulino Mártires, em Bragança/PA, com o objetivo de investigar como a dimensão da amorosidade ... -
Dimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologia
(2014-05-30)O trabalho busca desenvolver considerações teóricas acerca das dimensões relacionais da aprendizagem, através de uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza dialética, adotando estratégia comparativa de quadros ... -
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento: contextos educativos para as infâncias no século XXI
(2019-04-24)O objeto de pesquisa desta dissertação atenta para os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças pequenas, cuja idade corresponde ao período de quatro anos aos cinco anos e onze meses, público da pré-escola, ... -
Discursos da BNC-Formação enquanto mecanismos da biopolítica, noopolítica e psicopolítica : possíveis assujeitamentos de professores na educação
(2022-12-16)O objetivo desta dissertação é analisar como os discursos da BNC-Formação, enquanto mecanismos da Biopolítica, Noopolítica e Psicopolítica, produzem possíveis assujeitamentos de professores na educação. A metodologia ... -
Diversidade cultural e políticas públicas educacionais : a proposta de Barão/RS : de 1930 a 1960
(2014-06-03)O objetivo do presente estudo é conhecer e analisar o debate acerca das iniciativas de implantação e de condução dos processos educativos no município de Barão, no período de 1930 a 1960. O texto contempla a identificação ... -
Do direito à educação ao direito à aprendizagem : um estudo sobre culturas de intervenção pedagógica (Caxias do Sul - 1988-2013)
(2016-01-27)Esta dissertação tem por objetivo geral considerar quais as concepções de direito à educação e de direito à aprendizagem perpassam as narrativas e as práticas dos professores da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul, ... -
O docente dos anos iniciais do ensino fundamental e suas concepções sobre alfabetização e letramento
(2014-06-03)O presente estudo busca refletir sobre quem são os professores que atuam no primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Vacaria e analisar as concepções desses docentes no que se refere ao ... -
Docente universitário do curso de enfermagem : uma reflexão sobre as práticas pedagógicas
(2015-09-30)A presente dissertação, cuja linha de pesquisa tem como tema educação, epistemologia e linguagem, propôs as práticas pedagógicas na prática dos docentes universitários do curso de Enfermagem. O problema de pesquisa objetivou ... -
Docência e qualidade de vida em tempos de pandemia/pós-pandemia: uma análise nas trilhas da biopolítica na contemporaneidade no Município de Touros/RN
(2023-04-17)A presente dissertação constitui-se um estudo quali?quantitativo sobre "Docência e qualidade de vida em tempos de pandemia/pós-pandemia: uma análise nas trilhas da biopolítica na contemporaneidade no município de Touros/RN". ... -
Docência em movimento, entrecruzamentos de percursos de vida e percursos docentes: o que acontece com as professoras?
(2019-12-18)A presente Dissertação tem como objeto de estudo a docência como processo de movimento e transformação, e desenvolveu-se a partir da escuta de dez professoras atuantes na rede pública de ensino do município de Caxias do ...