Sfoglia Mestrado Acadêmico em Educação per Soggetto "Matemática - Estudo e ensino"
Items 1-6 di 6
-
Aspectos emocionais no processo de aprendizagem de matemática
(2017)Esta pesquisa pretendeu investigar de que forma aspectos emocionais influenciam o processo de aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo com ... -
O ensino médio politécnico e a avaliação a partir da área de matemática: um estudo de um caso em uma escola estadual no município de Caxias do Sul
(2019-11-12)A presente dissertação objetivou investigar a concepção e o processo de avaliação na área de Matemática presentes nos documentos oficiais e nas práticas avaliativas vinculadas ao Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do ... -
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
(2023-12-12)O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de ... -
A natureza da matemática no contexto de redimensão de práticas pedagógicas para o ensino de matemática na educação básica
(2020-12-08)Apresentamos uma pesquisa com contribuições advindas do estudo da Natureza da Matemática para redimensão de práticas pedagógicas para o ensino da Matemática na Educação Básica. Para a contextualização dessa pesquisa, foram ... -
Práticas pedagógicas matemáticas numa abordagem vygotskyana com estudantes do primeiro ano do ensino médio: o ensino de funções lineares por meio do software Scilab
(2022-11-22)Apresenta-se uma pesquisa que investigou as possibilidades de uso do software Scilab, para criar práticas de ensino de funções lineares considerando os conceitos da teoria vygotskyana. O referencial teórico está embasado ... -
Software educativo : contribuições para o desenvolvimento do pensamento aritmético nos anos iniciais do ensino fundamental
(2017-06-12)A presente pesquisa tem como objetivo analisar, com base na teoria vigotskiana, como a inserção de softwares educativos contribui para o desenvolvimento do pensamento aritmético, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O ...