Navegação Mestrado Acadêmico em Educação por autor "Paviani, Neires Maria Soldatelli"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
Avaliação externa de rendimento escolar : um instrumento para a gestão pedagógica
Vergani, Flávia Melice (2014-06-02)O presente estudo parte do entendimento de que a avaliação externa é um instrumento da gestão escolar que implica não só a conscientização dos envolvidos acerca dos resultados mas também a forma como a gestão escolar conduz ... -
Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua
Kaodoinski, Fabiana (2015-04-13)Esta dissertação tem como objetivo principal investigar concepções de gramática normativa, descritiva e internalizada, descrevendo-as, buscando aproximações com concepções de ciência e verificando se apresentam contribuições ... -
Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual
Augustin, Ingrid Renata Lopes (2014-06-06)A presente dissertação refere-se a um estudo qualitativo sobre as percepções coletivas de educação da pessoa com deficiência intelectual de um grupo de representantes membros do Conselho Municipal de Educação (CME), de ... -
Contribuições da revista ciência hoje das crianças para o letramento
Carlotto, Odila Bondam (2014-05-30)Os resultados do desempenho dos alunos nas avaliações brasileiras denotam pouca desenvoltura em leitura e suas interfaces. Por esta razão, estudos que contribuam para a efetividade de processos leitores que visem a letrar ... -
As contribuições do suporte virtual glogster para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual
Bones, Vanessa Elisabete Urnau (2014-06-03)Tendo em mente que o uso da tecnologia nas escolas ainda é restrito e que não se sabe ao certo quais são os gêneros digitais e suportes virtuais mais eficientes para o ensino, nem mesmo quais as metodologias mais adequadas ... -
Educação e linguagem : a descrição semântico-argumentativa e a compreensão leitora de enunciados de exercícios
Kullmann, Niuana (2014-05-30)Esta dissertação é fruto de uma pesquisa em que busquei verificar de que forma a descrição da argumentação interna de verbos que encabeçam enunciados de atividades didáticas pode contribuir para o desenvolvimento da ... -
Educação e linguagem : contribuições da enunciação oral do professor ao desenvolvimento da habilidade de investigar na formação de psicólogos
Slomp, Caroline (2014-05-30)Esta investigação teve como objetivo analisar a relação da linguagem docente com a aprendizagem de alunos, no que se refere a influências do discurso docente no desenvolvimento da habilidade de investigar por acadêmicos ... -
Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
Sengik, Aline Sberse (2014-05-30)A presente dissertação tem como objetivo principal propor diretrizes para uma instrumentalização docente que auxilie a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura (de decodificação e de ... -
Educação e linguagem desde a enunciação oral do professor de língua inglesa : autopercepção e percepção de alunos
Schulz, Lisiane Ott (2014-06-06)Esta investigação teve como objetivos: (a) verificar o grau de êxito da compreensão do discurso oral docente de aprendizes de língua inglesa de nível de proficiência B2, conforme classificação sugerida pelo Quadro Comum ... -
O interacionismo sociodiscursivo em texto didático de leitura e produção de textos para a educação superior a distância
Chiapinotto, Diego (2014-06-02)Esta dissertação, cuja linha de pesquisa tem como tema educação, epistemologia e linguagem, objetivou orientar a análise, a indicação e o desenvolvimento de textos didáticos de leitura e produção de textos para a educação ... -
Leitura de histórias em quadrinhos do PNBE 2012 : a Turma do pererê
Buffon, Eliana Cristina (2015-04-13)Este estudo apresenta uma reflexão sobre a linguagem na modalidade narrativa denominada história em quadrinhos, a partir do estudo do livro A Turma do Pererê: 365 dias na Mata do Fundão, de Ziraldo. O referido título foi ... -
A leitura na formação do universitário e suas intervenções nos processos educativos: formas de interação com o meio
Farenzena, Deline (2014-06-04)A presente dissertação, que está vinculada à linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEd/UCS, investiga a leitura literária enquanto prática social inserida naturalmente ... -
Letramento literário : leitura de contos populares na educação
Bortoli, Janaina Pieruccini de (2015-09-30)A presente dissertação de mestrado parte de dois estudos anteriores realizados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). As pesquisas investigavam a relação entre os processos mediadores de leitura do texto literário ... -
Linguagem e educação nos processos interativos de ensino e de aprendizagem no uso de tecnologias digitais
Bulla, Ana Paula Carissimi (2015-04-13)Duas situações convidam o professor a inovar suas aulas com o uso de tecnologias digitais: por Aluno (PROUCA) do Governo Federal –, em outras escolas, há a presença de laboratórios de informática – incentivo dos Governos ... -
A linguagem na definição : transposição didática de conceitos para a formação de auditores internos de gestão da qualidade
Nieto, Florencia del Carmen (2015-06-11)Esta pesquisa propõe-se a investigar como a linguagem pode ser usada na transposição didática dos conceitos de sistema de gestão, auditoria, evidência, requisito, conformidade, não conformidade, ação corretiva/preventiva ... -
A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
Piccoli, Márcia Speguen de Quadros (2014-05-30)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa “Educação, linguagens e tecnologia” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Caxias do Sul. O estudo tem como bases teóricas os estudos de: ... -
O que ensinar a quem já ensina em aula de língua estrangeira? : uma proposta pedagógica para ensino de línguas estrangeiras a alunos adultos
Basso, Elsa Mónica Bonito (2014-06-03)Este trabalho tem como objetivo pesquisar o que ensinar, em aula de língua estrangeira, a alunos adultos, de mais de cinquenta anos de idade que, em virtude de sua experiência de vida, muitas vezes, têm mais a ensinar ... -
As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
Viapiana, Simone (2015-06-22)O presente estudo tem como objetivo identificar as concepções de língua, de linguagem e de ensino de língua, subjacentes às questões de prova aplicadas aos alunos das terceiras séries do Ensino Médio das escolas públicas ... -
Subsídios norteadores para uma prática educacional da consciência corporal e postural de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Viel, Greice de Barba (2015-09-09)A presente dissertação tem como objetivo principal apresentar aos professores subsídios para uma prática educacional, enfocando o cuidado com a postura corporal de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, baseada ...