Navegação Mestrado Acadêmico em Educação por assunto "Inclusive education"
Itens para a visualização no momento 1-17 of 17
-
Concepção de avaliação da pedagogia Waldorf: contribuições para a construção de espaços inclusivos
(2019-10-11)A educação inclusiva é assunto de discussão no contexto educacional que transcende as fronteiras nacionais. As escolas e os professores, na tentativa de adaptar-se a essa nova realidade, procuram formas de transformar o ... -
Deficiência intelectual e letramento: compreensão de professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
(2021-11-02)A trajetória do estudante com deficiência intelectual, no Brasil, é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado discussões e reflexões que se intensificaram desde a implementação das políticas de inclusão nos ... -
Educação afetiva nos anos iniciais do ensino fundamental: mobilização de afetos dos professores de 1º e 2º ano
(2024-10-02)Esta dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Não se pode falar em educação sem falar ... -
Entre escolas : a trajetória escolar de estudantes com deficiência intelectual a partir da percepção das mães
(2016-12-07)A trajetória escolar do estudante com deficiência intelectual é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado inúmeras inquietações e ponderações a seu respeito. Os estudos realizados na área comumente abordam o ... -
Entre história e memórias: análise do processo de inclusão escolar de crianças com deficiência a partir de trajetórias docentes
(2023-11-29)Pesquisar o processo de escolarização e inclusão de crianças com deficiência torna- se relevante quando se pensa na história de exclusão e segregação vivida pelas pessoas com deficiência, bem como quando se reconhece a ... -
Escolarização e inclusão : narrativas de mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
(2018-09-11)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório de caráter documental, composto de obras em Língua Portuguesa, com autoria de Mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo ... -
Estudantes com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental : a escuta dos educadores
(2023-12-18)Esta dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório e objetiva analisar o processo de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir das práticas pedagógicas direcionadas a eles, ... -
A inclusão do estudante com deficiência intelectual na educação superior do IFRS Bento Gonçalves : um olhar sobre a mediação docente
(2016-09-21)Esta dissertação tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão de um estudante com deficiência intelectual (DI) na Educação Superior Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio ... -
Interações da criança surda em escola comum
(2017-03-15)Esta dissertação objetiva analisar as interações da criança surda em escola comum, a fim de entender o papel das interações no contexto escolar, bem como sua importância para a constituição da linguagem e da aprendizagem. ... -
O jogo de Fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa nas aulas de educação física
(2017-10-23)O objetivo desta pesquisa é avaliar a contribuição do jogo de Fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa em aulas de Educação Física. Criado no Japão, o jogo de Fusen é uma atividade ... -
Mediação pedagógica no processo de educação pré-natal: atuação do pedagogo na perspectiva da educação popular
(2022-07-01)A presente dissertação investiga de que maneira a mediação pedagógica na educação pré-natal pode contribuir a partir da perspectiva de uma educação popular. Pensar possibilidades de apoio e potencialização do objeto de ... -
O olhar dos profissionais da educação acerca dos processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual em curso técnico integrado ao ensino médio
(2018-10-26)No Brasil, o acesso de estudantes com deficiência ao sistema comum de ensino ganhou destaque desde a implementação de políticas de inclusão, havendo possibilidade de ingresso de estudantes com as mais diversas necessidades ... -
Paisagens do atendimento educacional especializado
(2017-06-26)Esta dissertação tem por objetivo evidenciar os saberes presentes nos registros escolares de alunos que frequentavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Desenvolveu-se um quadro teórico com alguns entendimentos ... -
Prática pegagógica e dificuldades de aprendizagem : processos de inclusão e exclusão na perspectiva dos professores
(2015-07-27)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório sobre os discursos dos professores acerca de sua prática pedagógica em face de estudantes com dificuldades de aprendizagem no contexto da educação ... -
Os professores do atendimento educacional especializado e dos anos finais do ensino fundamental na rede municipal de Nova Prata - RS : articulação entre os profissionais
(2022-04-05)A Inclusão Escolar é uma temática que tem marcado presença em inúmeras discussões a respeito da educação nas últimas décadas. Esta temática, que inicia um grande movimento a partir da década de 1990, ganha mais enfoque a ... -
Sentidos subjetivos de estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados ao ensino médio
(2021-02-27)Pensar a educação inclusiva requer olhar não apenas para marcos legais e ações institucionais, mas também para a esfera individual dos estudantes, a fim de ampliar o debate sobre o processo inclusivo. As pessoas com ...