Navegação Mestrado Acadêmico em Educação por autor "Lopes, Daniel de Queiroz"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
A atuação pedagógica do professor-arquiteto no contexto da cultura digital
Poletto, Simone Nichele (2016-01-27)Esta dissertação tem como objetivo investigar o perfil do professor-arquiteto após a inserção da tecnologia digital no processo projetual das disciplinas de projeto arquitetônico, analisar a influência da tecnologia digital ... -
Desafios do docente do ensino médio na transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia da COVID19
Araújo, Ary Ribeiro de Alencar (2023-09-23)O estudo investigou a experiência dos professores durante a transição do ensino presencial para o remoto durante a pandemia da Covid-19 em uma escola de referência em Pernambuco. Diante da necessidade de adaptação rápida ... -
Dificuldades e oportunidades para o professor do ensino superior no uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Fey, Ademar Felipe (2014-06-03)Este trabalho de investigação estabeleceu como objetivos principais identificar as principais dificuldades técnicas e pedagógicas na utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle por parte dos professores de ... -
O laboratório de informática e os dispositivos móveis digitais presentes na escola : desafios e possibilidades
Santos, Amanda Souza (2017-04-13)Esta pesquisa tem como foco compreender como os professores utilizam o laboratório de informática e os dispositivos móveis – notebooks, tablets e smartphones – na escola, como possíveis mediadores nas práticas pedagógicas. ... -
Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli (2014-06-06)Essa dissertação possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo estudo de caso que investiga os mecanismos sociocognitivos dos estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, ... -
O laptop educacional na sala de aula : movimentos de letramento digital nas práticas de leitura e escrita de estudantes do ensino fundamental
Schonz, Mariane Maria (2014-06-09)Esta dissertação tem como objetivo principal investigar como os movimentos de letramento digital ocorrem nas práticas de leitura e escrita no contexto da inserção dos laptops em uma escola de ensino fundamental. O estudo ... -
Práticas de letramento digital no ensino superior: algumas considerações
Silva, Lara Elisane (2019-03-06)A pesquisa que deu origem a essa dissertação teve como pergunta orientadora: como acontecem as práticas de letramento digital no ensino superior em contextos que utilizam ambientes virtuais de aprendizagem para mediar os ... -
Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
Callegari, Jean Hugo (2016-01-27)Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como se manifestam os processos sociocognitivos quando os sujeitos são provocados a desenvolver atividades em oficinas de Robótica Educativa, articulada aos pressupostos ... -
Tecnologias móveis na escola : movimentos da gestão escolar
Schmidt, Sintian (2016-01-29)Esta dissertação tem como objetivo compreender os movimentos da gestão escolar no processo de inserção das tecnologias móveis na escola com base na Teoria dos Possíveis de Jean Piaget (1985, 1986, 1987). A cartografia, ...