Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Marcia Maria Cappellano dos
dc.contributor.authorSartori, Fabiola Carla
dc.contributor.otherFerreira, Luciane Todeschini
dc.contributor.otherSpolon, Ana Paula Garcia
dc.date.accessioned2020-07-09T15:53:17Z
dc.date.available2020-07-09T15:53:17Z
dc.date.issued2020-07-09
dc.date.submitted2019-10-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6250
dc.descriptionConsiderando a expansão e a valorização do processo de internacionalização das instituições de ensino superior, observa-se a difusão dos programas de mobilidade acadêmica alinhados com o cenário fortemente marcado pela globalização, pela era da informação e por aceleradas e constantes transformações. Tendo em conta esse contexto, o presente trabalho tem como objeto de estudo a identificação de sinalizadores da dinâmica de acolhimento que se instala entre estudantes intercambistas estrangeiros e acolhedores institucionais, sendo considerada a voz dos sujeitos acolhidos. Almeja-se analisar como a Instituição, na qualidade de um Corpo Coletivo Acolhedor, se organiza sistemicamente para e na relação de acolhimento de intercambistas acadêmicos estrangeiros, considerando o potencial de ambos para a aprendizagem e o desenvolvimento. A pesquisa, na modalidade estudo de caso, define-se como predominantemente qualitativa, com abordagem hermenêutica. O processo analítico-interpretativo dos dados coletados pautou-se pela análise discursiva enunciativa associada à análise de conteúdo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 30 estudantes graduandos estrangeiros da Universidade de Caxias do Sul participantes de programas temporários de mobilidade acadêmica, decorrentes de acordos bilaterais e/ou redes de cooperação interinstitucionais. Os intercambistas são provenientes de países da América Latina, da América do Norte, da África e da Europa. As entrevistas giraram em torno de cinco eixos, focalizando razões para realizar intercâmbio, marcas da chegada à UCS e das primeiras experiências, destaques de aspectos positivos e a melhorar transcorrido um tempo de estada no local de destino, marcas da experiência como intercambista especificamente com relação ao acolhimento e destaques a um interessado em vir à UCS como intercambista. De acordo com a voz dos sujeitos entrevistados, evidencia-se, de modo geral, uma valência positiva na menção às experiências vividas no intercâmbio. As referências prevalentes nas verbalizações voltam-se à estrutura física, organizacional e funcional da Universidade, à qualificação institucional científicopedagógica, mas, principalmente às relações sócio-humanas aí estabelecidas, com destaque às ações empreendidas pela Assessoria de Assuntos Internacionais no momento da chegada e às interações com professores ao longo do período de intercâmbio. Diferindo disso, são mencionadas dificuldades de integração particularmente com colegas de convívio dos intercambistas, depreendendo-se que o aluno regular não parece desfrutar, como esperado, dessa experiência e oportunidade de relação com o Outro, que o intercâmbio lhe possibilita. São apresentados testemunhos de que o acolhimento qualifica o “encontro acadêmico”, no sentido da potencialização de aprendizagens decorrentes da troca cultural, científica, tecnológica, pedagógica, mas, especialmente, daquelas derivadas das relações humano-sociais. Os resultados vêm corroborar a positividade das relações de acolhimento do estudante intercambista estrangeiro pela instituição analisada como um Corpo Coletivo Acolhedor, na medida em que ambos podem desenvolver aprendizagens cognitivas, afetivas e relacionais.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the expansion and valorization of the internationalization process of higher education institutions, there is the diffusion of academic mobility programs aligned with the strongly globalized scenario, the information age and the accelerated constant transformations. Seeing this context, the present study has as its object of study the identification of signals of the welcoming dynamics that are installed between foreign exchange students and institutional hosts, being considered the voice of the welcomed students. The aim is to analyze how the institution, as a Collective welcoming body, is systematically organized for the welcoming relationship with its foreign academic exchange students, considering their potential for learning and development. The research, in the case study modality, is defined as predominantly qualitative, with hermeneutic approach. The analytical-interpretative process of the collected data was guided by the enunciative discursive analysis associated with the content analysis. Semistructured interviews were conducted with 30 foreign undergraduate students from the University of Caxias do Sul participating in temporary academic mobility programs, resulting from bilateral agreements and / or interinstitutional cooperation networks. The exchange students come from countries in Latin America, North America, Africa and Europe. Interviews revolved around five axes, focusing on reasons for traveling abroad, marks of arrival at UCS and early experiences, highlights of positive aspects and aspects to be improved at destination, marks of welcoming in the experience as an exchange student and highlights to anyone interested in coming to UCS as an exchange student. According to the voice of the interviewed subjects, it is generally evidenced a positive valence in mentioning the experiences lived abroad. The prevalent references in the verbalizations refer to the physical, organizational and functional structure of the University, to the scientific-pedagogical institutional qualification, but mainly to the social-human relations established there, especially the actions taken by the International Affairs Office upon arrival and interactions with teachers throughout the exchange period. Still, integration difficulties are mentioned, particularly regarding to the class colleagues, figuring out that the regular student does not seem to enjoy, as expected, this experience and opportunity to join the Other (the international fellows), allowed due to the exchange program. Testimonies present that the reception qualifies the “academic meeting”, in the sense of enhancing learning resulting from the cultural, scientific, technological, pedagogical exchange, but especially those derived from human-social relations. The results corroborate the positivity of the host exchange relations of foreign exchange students by the institution analyzed as a Collective welcoming body, as both can develop cognitive, affective and relational learning.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHospitalidadept_BR
dc.subjectProgramas de intercâmbio de estudantespt_BR
dc.subjectIntercâmbio educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Cooperação internacionalpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectHospitalityen
dc.subjectStudent exchange programsen
dc.subjectEducational exchangesen
dc.subjectCollege teaching -International cooperationen
dc.subjectUniversities and collegesen
dc.titleA dinâmica da relação de acolhimento entre intercambistas acadêmicos estrangeiros e acolhedores institucionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8806186411295616pt_BR
mtd2-br.author.lattesSARTORI, F. C.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidadept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples