Inclusão na educação básica: formação continuada para professores de estudantes com deficiência
Data
2020-08-25Autor
Oliveira, Daniele Holzschuh de
Orientador
Sauer, Laurete Zanol
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho foi desenvolvido visando ao estudo da Educação Especial por meio de um seminário de formação continuada realizado com um grupo de professores da Educação Básica. O referido seminário foi planejado com o objetivo de contribuir para o enfrentamento de dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem por parte de professores de estudantes com deficiência. O trabalho com este tema se justifica pela carência de formação específica para a Educação Especial, observada nas escolas de atuação da pesquisadora. Observou-se que esta carência tem, como consequência, professores despreparados, tanto emocional, quanto pedagogicamente, para lidar com o público-alvo da Educação Especial. Nesse sentido, essa pesquisa buscou responder a seguinte questão: “Como minimizar as dificuldades de professores de estudantes com deficiência, de modo que possam promover melhores condições de aprendizagem?” Para respondê-la, teve-se como objetivo geral investigar ações de formação continuada para minimizar as dificuldades dos professores nos processos de ensino e de aprendizagem de estudantes com deficiência. O planejamento e a realização de ações que geraram dados investigativos constituiu a pesquisa qualitativa, que forneceu subsídios para aumentar o conhecimento dos processos de ensino e de aprendizagem de professores de estudantes público-alvo da Educação Especial. Os resultados obtidos apontam para a importância das trocas de experiências entre os professores envolvidos, com base em estudos e reflexões, buscando encontrar modos diversificados para trabalhar com estudantes com deficiência, a fim de que as aprendizagens possam ser relevantes. Observou-se, também, a importância do trabalho com as habilidades e dificuldades que estudantes expressam em zonas de desenvolvimento proximal, o que mostra que a interação em sala de aula, também é um dos desafios a serem enfrentados nesse contexto. Por meio do seminário, os professores participantes puderam enfrentar seus medos e angústias, estudando e debatendo sobre dificuldades e possibilidades de superação e, com isso, mostrando-se melhor preparados para a Educação Especial.