Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSauer, Laurete Zanol
dc.contributor.authorOliveira, Daniele Holzschuh de
dc.contributor.otherLima, Isolda Gianni de
dc.contributor.otherBisol, Cláudia Alquati
dc.contributor.otherGeller, Marlise
dc.date.accessioned2020-08-25T14:45:04Z
dc.date.available2020-08-25T14:45:04Z
dc.date.issued2020-08-25
dc.date.submitted2020-05-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6450
dc.descriptionEste trabalho foi desenvolvido visando ao estudo da Educação Especial por meio de um seminário de formação continuada realizado com um grupo de professores da Educação Básica. O referido seminário foi planejado com o objetivo de contribuir para o enfrentamento de dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem por parte de professores de estudantes com deficiência. O trabalho com este tema se justifica pela carência de formação específica para a Educação Especial, observada nas escolas de atuação da pesquisadora. Observou-se que esta carência tem, como consequência, professores despreparados, tanto emocional, quanto pedagogicamente, para lidar com o público-alvo da Educação Especial. Nesse sentido, essa pesquisa buscou responder a seguinte questão: “Como minimizar as dificuldades de professores de estudantes com deficiência, de modo que possam promover melhores condições de aprendizagem?” Para respondê-la, teve-se como objetivo geral investigar ações de formação continuada para minimizar as dificuldades dos professores nos processos de ensino e de aprendizagem de estudantes com deficiência. O planejamento e a realização de ações que geraram dados investigativos constituiu a pesquisa qualitativa, que forneceu subsídios para aumentar o conhecimento dos processos de ensino e de aprendizagem de professores de estudantes público-alvo da Educação Especial. Os resultados obtidos apontam para a importância das trocas de experiências entre os professores envolvidos, com base em estudos e reflexões, buscando encontrar modos diversificados para trabalhar com estudantes com deficiência, a fim de que as aprendizagens possam ser relevantes. Observou-se, também, a importância do trabalho com as habilidades e dificuldades que estudantes expressam em zonas de desenvolvimento proximal, o que mostra que a interação em sala de aula, também é um dos desafios a serem enfrentados nesse contexto. Por meio do seminário, os professores participantes puderam enfrentar seus medos e angústias, estudando e debatendo sobre dificuldades e possibilidades de superação e, com isso, mostrando-se melhor preparados para a Educação Especial.pt_BR
dc.description.abstractThis work was developed aiming at the study of Special Education through a seminar of continuous formation carried through with a group of teachers of Basic Education. This seminar was planned with the objective of contributing to the facing of difficulties in the teaching and learning processes by teachers of students with disabilities. The work with this theme is justified by the lack of specific training for Special Education, observed in the schools where the researcher works. It was observed that this lack has, as a consequence, unprepared teachers, both emotionally and pedagogically, to deal with the target audience of Special Education. In this sense, this research sought to answer the following question: "How to minimize the difficulties of teachers of students with disabilities, so that they can promote better learning conditions?" In order to answer it, the general objective was to investigate continuing education actions to minimize teachers' difficulties in the teaching and learning processes of students with disabilities. The planning and carrying out of actions that generated investigative data constituted qualitative research, which provided subsidies to increase the knowledge of the teaching and learning processes of teachers of target students of Special Education. The results obtained point to the importance of exchanging experiences between the teachers involved, based on studies and reflections, seeking to find diversified ways to work with students with disabilities, so that the learning can be relevant. It was also observed the importance of working with the skills and difficulties that students express in areas of proximal development, which shows that classroom interaction is also one of the challenges to be faced in this context. Through the seminar, participating teachers were able to face their fears and anxieties, studying and debating difficulties and possibilities of overcoming and, with this, showing themselves better prepared for Special Education.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectActive learningen
dc.titleInclusão na educação básica: formação continuada para professores de estudantes com deficiênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7445412324463672pt_BR
mtd2-br.author.lattesOLIVEIRA, D. H.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorCunha, Gladis Franck


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples