Renascimento na publicidade : um estudo sobre mulher, arte e consumo
Visualizar/ Abrir
Data
2020-07-29Autor
Silva, Clara Leidens da
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo entender a representação da figura feminina em peças publicitárias contemporâneas a partir de relações entre a arte do Renascimento e consumo. O suporte teórico é encontrado na pesquisa bibliográfica que é imprescindível ao andamento do trabalho para que seja compreendido o papel da mulher na sociedade e na arte do Renascimento e também as relações de arte e consumo que possibilitam a simbolização da mulher na publicidade. Uma análise de conteúdo através de peças publicitárias que foram inspiradas na obra Mona Lisa de Leonardo Da Vinci buscam identificar uma categorização que indique como a publicidade constrói a figura feminina quando relaciona-se com arte e consumo. Ao final pode-se entender que a publicidade, por vezes, construiu a imagem da mulher de forma positiva agregando novos valores e significações à Mona Lisa representada, mas em certo momento objetificou a mulher e utilizou estereótipos que são perpetuados desde o Renascimento. Ainda assim entende-se que as relações de arte, consumo e publicidade são um campo amplo, que podem abranger muitos estudos (sic).