Em conexão com a emoção : a importância do marketing emocional para criação de lovemarks
Fecha
2020-07-30Autor
Novello, Luana
Orientador
Roveda, Vanessa
Metadatos
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Num cenário mercadológico de intensa competitividade, a paridade de produtos e serviços faz com que as marcas busquem novos diferenciais. Diferenciais estes, que não só promovam uma boa experiência ao cliente, mas que contribuam para uma relação duradoura e de mútua admiração entre as partes. Isso coloca em pauta o papel das emoções na construção daquilo que tem sido denominado como lovemark. Considerando o presente trabalho monográfico tem o objetivo de analisar a relevância de estratégias de marketing emocional para construção de uma lovemark. A partir deste pressuposto destacou-se como objetivos analisar a relevância da criação de estratégias de marketing emocional para construção de uma lovemark, identificar como a emoção influencia na decisão de escolha do consumidor e compreender quais estratégias de marketing emocional são usadas para construção de uma lovemark. Para isso, por meio da revisão da bibliografia vigente buscou-se identificar o papel da marca dentro deste cenário de intensa competitividade, bem como as estratégias para sua gestão e a compreensão do conceito de lovemark. Em seguida, contextualizou-se a transição da proposta do marketing tradicional para o marketing emocional, destacando a grande influência das emoções no processo de decisão de compra e de relacionamento com os consumidores. A metodologia utilizada neste trabalho foi o estudo de caso da plataforma Netflix, realizado através de Netnografia de sua fanpage. A Netflix tem sido apontada como uma das marcas mais amadas do Brasil e suas estratégias de linguagem humanizada e comunicação personificada tem despertado o afeto e envolvimento dos seus seguidores (sic).