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dc.contributor.advisorLima, Isolda Gianni de
dc.contributor.authorMarchetti, Silvano
dc.contributor.otherMartins, José Arthur
dc.contributor.otherGilioli, Rosecler Maschio
dc.contributor.otherRehfeldt, Marcia Jussara Hepp
dc.date.accessioned2020-09-30T12:44:35Z
dc.date.available2020-09-30T12:44:35Z
dc.date.issued2020-09-30
dc.date.submitted2020-06-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6546
dc.descriptionEste trabalho relata uma pesquisa qualitativa que envolveu estudantes do turno da noite do terceiro ano do Ensino Médio. O tema principal escolhido para o seu desenvolvimento foi a aprendizagem Matemática tendo como pano de fundo o empreendedorismo na educação, cuja intencionalidade corresponde à formação de um sujeito crítico e participativo no meio social, com capacidade de construir conhecimentos de administração financeira pessoal. As atividades propostas aos estudantes foram concomitantes à aplicação, na escola, do programa Miniempresa, da Junior Achievement, organização sem fins lucrativos que promove educação econômica-empresarial na escola, e funcionaram como apoio ao seu desenvolvimento. Nos encontros do programa, os alunos vivenciaram experiências comuns a práticas de criação de uma empresa. Além disso, escolheram o artigo de produção sobre o qual pensaram o empreendimento e, a partir dele, foram orientados a compreender questões de viabilidade produtiva segundo a aceitação do produto pelos consumidores. Nas aulas de Matemática, que são o objeto desta pesquisa e se desenvolveram paralelamente ao programa Miniempresa, realizam-se atividades matemáticas voltadas à formação financeira, e discussões sobre as possibilidades e as exigências que se apresentam no mundo do trabalho atualmente. O objetivo dessas intervenções foi, então, o de complementar a formação de estudantes socialmente ativos e praticantes conscientes da cidadania. O processo metodológico das atividades das aulas foi estruturado com base em um questionário de conhecimentos prévios e em três sequências didáticas. Inspiradas nas ideias de Antoni Zabala, essas sequências didáticas priorizam a realização de atividades por pequenos grupos, que permitam valorizar as iniciativas individuais dos estudantes, e seus registros apresentam-se em diversos meios, como notas do professor, fotografias, explanações e produções dos estudantes. A fundamentação teórica está, ainda, baseada na aprendizagem significativa e colaborativa, tendo Lev Vygotsky e David Ausubel como teóricos-chave na organização das ações e na interpretação dos resultados obtidos. Como complemento do campo teórico, adota-se a perspectiva da escola cidadã, de Moacir Gadotti, e, em relação ao empreendedorismo visto enquanto ciência, tem-se como referência Fernando Dolabela e José Dornelas. Quanto aos resultados, o enfoque em uma perspectiva de avaliação formativa permite afirmar que as análises e a interpretação dos dados obtidos suscitaram indícios de aprendizagem significativa pelos estudantes pesquisados, bem como de seu envolvimento nos estudos individuais e de grupo. Durante o percurso, os estudantes também desenvolveram iniciativas de estudo com a utilização de recursos tecnológicos, cabendo destaque à calculadora financeira HP 12C. Ainda, adotou-se a ressignificação do erro como forma de aprendizagem e incentivo ao debate entre os estudantes. Como produto educacional resultante deste trabalho propõe-se um roteiro didático de cunho potencialmente significativo a ser disponibilizado aos professores para análise e aplicação.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a qualitative research that involved students of the senior year of High School, and its main theme of development is entrepreneurship in education, whose application intends to form critic and active subjects for the social environment, with the ability of constructing knowledge in personal financial management. We aim at discussing didactical practices in Math classes that supported the application of an external program in the school, promoted by Junior Achievement, a non-profit organization that fosters economical and business education at school. During the meetings of the Miniempresa program, the students could experience situations common to management, production, marketing and sales practices, in a kind of game that simulated the creation of a small company. Besides that, the students chose the product on which think and build up their enterprise and, based on it, were instructed to consider its productive feasibility according to its acceptance by costumers. In the Math classes, that are object of this research and were taken in parallel to the Miniempresa program, Math activities on financial formation were realized, and each possibility and requirement from the employment world was discussed as well. The objective of these interventions was, then, to complement the students’ formation for an active and committed social action. The methodology chosen for the classes was structured based on a questionnaire of previous knowledge and organized in three didactic units. Inspired by the ideas of Antoni Zabala, these didactic units prioritized that students worked in small groups, which allowed them valuing their individual initiatives. Records from these classes are presented in various media, such as teacher notes, photographs, explanations and students’ productions. The theoretical basis of this work is the theory meaningful and collaborative learning, proposed by Lev Vygotsky and David Ausubel, and served as a key to interpret the results obtained. As a complement to it, we adopted the perspective of the citizen school, by Moacir Gadotti, and, in relation to entrepreneurship seen as Science, we have Fernando Dolabela and José Dornelas as the main references. With regard to the results, it is possible to affirm that the analysis and the interpretation of the obtained data gave rise to indications of significant learning achieved by the researched students. Along the classes, the students also developed study initiatives using technological resources, with emphasis on the HP 12C financial calculator. Lastly, the resignification of errors was adopted as a way of learning and encouraging the debate among the students. As a final product of this work, a didactic plan of a potentially significant nature is proposed, in order to make its analysis and application available to teachers.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectFinancial literacyen
dc.subjectWorken
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectMathematicsen
dc.titleA matemática da miniempresa: conhecimentos para desenvolver visões empreendedoras no contexto escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2928869066833097pt_BR
mtd2-br.author.lattesMARCHETTI, S.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorCatelli, Francisco


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