Sfoglia Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática per Autore "Mesquita, Alexandre"
Items 1-6 di 6
-
Aprendizagem potencialmente significativa de óptica geométrica em laboratório
Silva, Suzana França de Oliveira da (2017-11-24)Este trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório integrado em uma investigação mais ampla que visa à promoção de Aprendizagem Significativa na área da Física, centrada em Trabalho Experimental na área de ... -
A desconstituição de um mito por meio da produção de vídeo : o caso de Arquimedes
Lanza, Nasser Meneghetti (2018-02-15)Este trabalho tem como objetivo discutir, utilizando o recurso da produção de vídeo, a forma como Arquimedes teria resolvido o problema da coroa do rei Hierão, abordando a solução apontada por Galileu, propondo a discussão ... -
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
Bonow, Jamile Pich (2023-07-04)Essa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável ... -
Uma unidade de ensino potencialmente significativa para promover a aprendizagem de ondulatória no ensino médio
Santos, Rita Daniela Dieterich dos (2023-04-11)Atualmente, muitas pesquisas voltadas ao ensino de Física têm sido realizadas em programas aacadêmicos e profissionais. Um desafio, entre tantos outros relacionados aos fenômenos educacionais, tem sido compreender as ... -
O uso de simuladores digitais como recurso didático nas aulas de física
Ferreira, Fernando Hanig (2024-06-12)No processo de Ensino das Ciências da Natureza, a Física muitas vezes é vista como complexa e desafiadora por muitos alunos. No entanto, ela pode se tornar uma disciplina estimulante e envolvente com o uso de métodos ... -
Visitas ao setor de radiologia hospitalar como um recurso potencialmente significativo para o ensino de radiações ionizantes
Bortoli, Leomar de (2017-09-04)Considerando que a escola deve formar indivíduos preparados para o exercício da cidadania, ela precisa apresentar os conteúdos, definidos no cronograma escolar, de uma forma mais aproximada ao cotidiano do aluno. O objetivo ...