Navegação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática por assunto "Inovações educacionais"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
Aprendizagem ativa: uma intervenção pedagógica no componente curricular de Banco de Dados II
(2023-01-20)Este trabalho de pesquisa apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma intervenção pedagógica realizada em um contexto híbrido de ensino, durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2021. A pesquisa envolveu 26 estudantes ... -
Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas
(2015-08-19)Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa na disciplina de ciências, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental, visando à ... -
Contribuições de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a disciplina de ciências do ensino fundamental
(2017-03-20)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar as contribuições de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) para a aprendizagem de conteúdos sobre o corpo humano e saúde, em uma turma ... -
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra
(2019-02-01)Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na linha de pesquisa Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de ... -
Desenvolvimento do pensamento computacional nas aulas de matemática por meio de construção de aplicativos
(2023-10-24)Esta pesquisa se propôs a investigar e apresentar sugestões de atividades que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos. Atualmente, as ... -
Design thinking e o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino médio em uma escola do campo
(2023-09-14)A sociedade atual é marcada por diversas e contínuas transformações, muitas vezes relacionadas com os avanços tecnológicos, que impactam direta e indiretamente o ambiente escolar. Diante deste cenário, torna-se imprescindível ... -
Proposta metodológica para capacitação em educação ambiental por meio de oficinas temáticas e ambientes virtuais
(2015-06-11)A busca por conforto e praticidade trouxe uma sene de consequências, dentre as quais destacam-se a degradação do meio ambiente e a necessidade de uma mudança na maneira de ensinar e aprender. O ensino tradicional vem ... -
Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água utilizando as multimídias digitais
(2017-09-21)Este trabalho apresenta a construção, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fazendo uso das multimídias digitais na disciplina de Ciências no estudo da água. A proposta de ...