Da pedagogia da hospitalidade no turismo ao turismo pedagógico pela hospitalidade
Fecha
2014-06-26Autor
Oliveira, Ana Carolina Rodrigues Melo de
Orientador
Santos, Marcia Maria Cappellano dos
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Esta pesquisa visa contribuir com empreendimentos turísticos no sentido de
que disponham de uma ferramenta pedagógica para a formação permanente
de gestores e colaboradores no âmbito das relações de hospitalidade – ou
acolhimento –, a qual possa transcender o caráter meramente informativo ou a
realização fortuita de atividades de treinamento, por estar aí em jogo processo
relacional a ser “com”preendido e “a”preendido. Nesse sentido, traz à
discussão uma “pedagogia da hospitalidade”, aqui desenhada a partir da
aplicação, num empreendimento turístico, de Grupos Operativos (conforme
Pichon-Rivière, 2005), modelo teórico-metodológico com raízes no paradigma
pedagógico construtivista, proposto como promotor de redimensionamentos no
processo de “re”construção/“re”ssiginificação” do conceito de hospitalidade e
no estabelecimento de relações deste com a prática profissional em turismo e
com a prática turística. As reflexões têm na base o entendimento de
hospitalidade/acolhimento como fenômeno instaurado na alternância dos polos
em interação (acolhedor e acolhido) e, sob esse prisma, instituindo-se como
eixo fundante do fenômeno turístico. Têm também o suposto teórico de que
todo acolhimento genuíno carrega o potencial pedagógico de ser agente de
aprendizagens, catalizador de saberes, promotor de transformações de
processos psicoafetivos, cognitivos, relacionais. Nesse universo, a pesquisa
objetiva ainda suscitar discussão sobre relações entre o fenômeno do
acolhimento e o conceito de turismo pedagógico. Metodologicamente,
desenvolveram-se duas sessões de grupos operativos, intermediadas pela
realização, no próprio empreendimento, de uma prática turística específica
(trilha a cavalo). O corpus consistiu das manifestações verbais dos sujeitos –
colaboradores e gestores do empreendimento campo de investigação – ao
longo dos grupos operativos e de respostas do guia e de turistas a entrevistas
realizadas antes e após a trilha. A análise do discurso pautou-se por
pressupostos da teoria enunciativa de Bakhtin (1997), tendo recorrido também
a alguns procedimentos da Análise de Conteúdo, de acordo com Bardin (2000).
Os resultados vinculam os “re”dimensionamentodos/“re”ssignificações
identificados/inferidos, objetos de análise, aos processos reflexivos efetivados
nos/pelos Grupos Operativos, nos quais se constata crescente aproximação ao
conceito de hospitalidade/acolhimento tomado como de referência. Por outro
lado, quer diretamente pelas respostas dos sujeitos às entrevistas, quer,
indiretamente, pelas respectivas manifestações nos grupos operativos, o
turismo, quando marcado por relações genuínas de acolhimento, faz-se ele
próprio pedagógico, propiciando ruptura de fronteiras e assim, inaugurando
novos espaços de transformações e aprendizagens.