Incursões reflexivas sobre o conceito de turismo e a qualificação "pedagógico" no binômio "turismo pedagógico"
Date
2014-11-18Author
Lima, Francielle de
Orientador
Santos, Marcia Maria Cappellano dos
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa tem como objeto de estudo o conceito de Turismo pedagógico, focalizado em relações conceituais que possam emergir da análise desse binômio, tendo em conta particularmente o fato de “Turismo” configurar-se como termo nuclear da expressão. Assim tendo por suposto que, na constituição do binômio, cada um de seus elementos constitutivos encerra amplo e dinâmico espectro conceitual tecido por diferentes vieses teóricos, construídos igualmente em diversos percursos históricos, a investigação busca responder às questões: Na adjetivação do turismo como pedagógico, que concepções de turismo e que pressupostos epistemológico-pedagógicos estariam aí presentes? Essas concepções e esses pressupostos estariam sendo discutidos na literatura científica acessada em cujo foco está o binômio “Turismo pedagógico”? Sob esse prisma, o trabalho tem como objetivo identificar/explicitar configurações conceituais que assume a denominação “Turismo pedagógico” em proposições teóricas ou teórico-práticas presentes (e acessadas) na literatura científica (em que é tematizado o Turismo pedagógico), considerando, de um lado, abordagens conceituais de turismo e, de outro, relações que se estabelecem entre modelos epistemológicos e pedagógicos e, nesse sentido, proporcionar uma sistematização, no recorte temporal e bibliográfico metodologicamente estabelecido, da produção, no Brasil, do conhecimento a respeito – ou, mais especificamente, uma visão analítico-conceitual do entendimento que estudiosos do turismo mostram ter acerca do tema. De caráter qualitativo e de cunho exploratório bibliográfico, a pesquisa, mediante uma abordagem hermenêutica e recortes metodológicos operacionais, analisa doze artigos publicados no arco temporal de 2005 a 2012, em periódicos científicos brasileiros e/ou apresentados em eventos científicos consolidados na área do Turismo, de cujo título consta o binômio “Turismo pedagógico”. A análise realizou-se com base no processo de elaboração de definição, como o apresenta Garcia (2006), segundo o qual essa corresponde a uma proposição predicativa constituída de: Termo (definiendum), Cópula, Gênero (genus) e Diferenças (differentiae). Realizado o processo, chegou-se à formulação de uma definição de Turismo pedagógico para a qual convergiram o conjunto de autorias, a partir do que se procedeu à síntese interpretativa, sendo identificadas configurações conceituais de turismo, como também pressupostos epistemológico-pedagógicos que lhe estariam subjacentes. O estudo levou à proposição de discussão da própria denominação da atividade no âmbito escolar, assim como evidenciou recorrentes “deslizamentos conceituais” na abordagem do binômio, aportando, assim, sinalizadores da importância de que configurações conceituais relativas ao Turismo pedagógico sejam postas em discussão, principalmente face à constatação da permanência, ao longo do tempo, de concepções teóricas acompanhadas de algumas incongruências em relação às suas bases epistemológico-pedagógicas e aos vínculos estabelecidos com a prática escolar.