Estudo da viabilidade de inserção da empresa Tonello Artefatos de Couro no comércio internacional
Fecha
2021-07-10Autor
Prigol, Rafael Carlos
Orientador
Klein, Simone Fonseca de Andrade
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O mercado internacional se mostra uma alternativa vantajosa para expansão comercial para pequenas empresas. A Tonello Artefatos de Couro atua no mercado interno há 20 anos, evidenciando interesse para incorporar-se ao comércio internacional por meio de exportações dos artigos de couro. Para tal, utilizam-se conceitos de internacionalização de empresas, processos iniciais de exportações e estratégias de marketing. Averiguou-se com a pesquisa de mercado que o Uruguai é o país ideal para o início dos trabalhos de exportação. Esta pesquisa constituiu-se em uma investigação qualitativa de nível exploratório, utilizando métodos de estudo de caso e pesquisa-ação, a fim de aprimorar os setores da empresa e prepará-la para o comércio internacional. Para entender os processos da internacionalização realizou-se entrevistas, contatos com o proprietário da companhia e demais profissionais das áreas envolvidas. Identificou-se através dos dados coletados e de pequenos investimentos realizados que é viável internacionalizar a empresa. [resumo fornecido pelo autor]