Mostra i principali dati dell'item
Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas
dc.contributor.advisor | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.author | Peroni, Natália Fabro | |
dc.contributor.other | Agliardi, Delcio Antônio | |
dc.contributor.other | Costa, Flávia Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2021-10-15T11:47:04Z | |
dc.date.available | 2021-10-15T11:47:04Z | |
dc.date.issued | 2021-07-20 | |
dc.date.submitted | 2021-07-07 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8900 | |
dc.description | A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e teve como intuito entender o papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala de crianças pequenas, de 04 e 05 anos, pertencentes a etapa da pré-escola na Educação Infantil. A temática foi escolhida a fim de entender como ocorre o processo de construção da fala, março de desenvolvimento tão significativo da infância, bem como identificar como o pedagogo pode auxiliar nesse processo. A metodologia empregada será fundamentada através da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica e no Discurso do Sujeito Coletivo, técnica idealizada por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcantti Lefèvre (2005). A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado, respondido por 13 professores atuantes da pré-escola. Os principais apoios teóricos que contribuíram para a análise dos dados obtidos na pesquisa foram: Juliana Trentini (2018), Jean Piaget (1983), nas escritas de Adrián Oscar Dongo Montoya (2006), Fernanda Dias (2010) e Ana Caroline Lima e Jaíne Prislaine Alves (2016), além dos principais documentos normativos que embasam a educação brasileira. As conclusões deste estudo apontam que as dificuldades na fala prejudicam em diversos fatores as crianças, tanto nos aspectos cognitivos, sociais e de interação, como no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível observar como um trabalho constante e significativo por parte dos pedagogos em sala de aula abre caminhos para estimular o desenvolvimento da fala, vinculadas também, ao empenho de profissionais especializados, que em parceria com a escola realizam proposta pedagógica em conjunto. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Fala - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-07-19 |