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Análise de exposição de marcas e retorno do investimento em marketing esportivo: patrocínio dentro do mundo do futebol

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TCC Mauro Mangini Dalzochio.pdf (1.877Mb)
Data
2020-12-22
Autor
Dalzochio, Mauro Mangini
Orientador
Roveda, Vanessa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Considerado uma paixão nacional, o futebol não rende somente momentos de euforia aos torcedores, mas rende também importantes oportunidades a empresas e marcas. Levando isso em consideração, este trabalho teve como objetivo analisar como o patrocínio no futebol gera exposição de marca e retorno de investimento as empresas patrocinadas. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma coleta de dados bibliográficos que explorou o conceito de marketing esportivo, bem como suas estratégias de marketing esportivo, envolvendo os patrocinadores, a exposição de marca que podem gerar, como os patrocinadores podem analisar e mensurar o retorno destas ações e quanto esta comunicação contribuirá para que as marcas sejam reconhecidas. Para a concretização dessa pesquisa, foi realizado um estudo de caso no Esporte Clube Juventude, envolvendo análise documental, entrevista com profissional de marketing do clube e com profissionais de marketing de patrocinadores. Ao término desse estudo, pode-se compreender a importância de se investir em marketing esportivo. Um fator muito relevante nesse estudo foi que se tornou possível esclarecer a verdadeira definição do conceito de marketing esportivo, pois, erroneamente, dentro do senso comum, acredita-se que para uma marca ter sucesso através do marketing era apenas pelos meios tradicionais como televisão, rádio e outros. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8926
Collections
  • Comunicação Social - Publicidade e Propaganda [74]

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