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dc.contributor.advisorRoveda, Vanessa
dc.contributor.authorDalzochio, Mauro Mangini
dc.contributor.otherArnt, Carlos Antonio de Andrade
dc.contributor.otherSilva, Ivana Almeida da
dc.date.accessioned2021-10-18T17:31:19Z
dc.date.available2021-10-18T17:31:19Z
dc.date.issued2020-12-22
dc.date.submitted2020-12-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8926
dc.descriptionConsiderado uma paixão nacional, o futebol não rende somente momentos de euforia aos torcedores, mas rende também importantes oportunidades a empresas e marcas. Levando isso em consideração, este trabalho teve como objetivo analisar como o patrocínio no futebol gera exposição de marca e retorno de investimento as empresas patrocinadas. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma coleta de dados bibliográficos que explorou o conceito de marketing esportivo, bem como suas estratégias de marketing esportivo, envolvendo os patrocinadores, a exposição de marca que podem gerar, como os patrocinadores podem analisar e mensurar o retorno destas ações e quanto esta comunicação contribuirá para que as marcas sejam reconhecidas. Para a concretização dessa pesquisa, foi realizado um estudo de caso no Esporte Clube Juventude, envolvendo análise documental, entrevista com profissional de marketing do clube e com profissionais de marketing de patrocinadores. Ao término desse estudo, pode-se compreender a importância de se investir em marketing esportivo. Um fator muito relevante nesse estudo foi que se tornou possível esclarecer a verdadeira definição do conceito de marketing esportivo, pois, erroneamente, dentro do senso comum, acredita-se que para uma marca ter sucesso através do marketing era apenas pelos meios tradicionais como televisão, rádio e outros. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectClubes de futebolpt_BR
dc.subjectEsportes - Patrocíniopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titleAnálise de exposição de marcas e retorno do investimento em marketing esportivo: patrocínio dentro do mundo do futebolpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameComunicação Social - Publicidade e Propagandapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-12-19


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