A formação continuada e a mobilização dos saberes dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal de Veranopólis/RS
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-17Autor
Francio, Alana
Orientador
Morés, Andréia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, à linha de pesquisa Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão, e objetiva investigar a Formação Continuada dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Veranópolis/RS, analisando a mobilização dos saberes docentes. O aporte teórico deste estudo fundamenta-se em Freire (1987, 1996, 2011), Gatti e Barreto (2009), Imbérnon (2011), Nóvoa (1991, 1995, 2011, 2013), Pimenta (1999, 2002, 2011, 2012) e Santos (2007, 2010) que defendem a Formação Continuada como indissociável da docência. Além disso, o trabalho baseia-se em Charlot (2013), Nunes (2001), Tardif (2014) e Therrien e Damasceno (2000) que contextualizam os saberes docentes. A respeito dos aspectos culturais e da relação dos mesmos com a Formação Continuada, destacam-se Arroyo (2013, 2014, 2019), Costa (2010), Kramer e Leite (1998) e Nogueira (2008). Foram selecionadas publicações referentes às bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES/MEC e na BDTD, no período de 2009 a 2019. Esta pesquisa apresenta enfoque qualitativo que envolve a obtenção de dados descritos através da interpretação dos dizeres de cada participante da pesquisa. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso, pois compreendo que a mesma auxilia na investigação da Formação Continuada dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Veranópolis/RS e sua relação com a mobilização dos saberes docentes. Analisei documentos institucionais da escola, como o Plano de Carreira Municipal do Magistério, o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Documento Curricular Veranense e o Regimento Escolar do Ensino Fundamental. Durante o processo de investigação, apliquei um questionário e após os professores foram convidados a participar de um grupo focal. Ambos os instrumentos tinham por objetivo buscar informações sobre a Formação Continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, investigando de que maneira os saberes docentes são mobilizados. Assim, a narrativa emergiu da triangulação e do movimento entre: os documentos institucionais, os questionários e o grupo focal. No que diz respeito à análise dos dados construídos na investigação, utilizei a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2016). Por meio da ATD foi possível a instituição de três construtores: a) a importância da Formação Continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a busca por uma prática docente de qualidade; b) concepções acerca dos saberes docentes que permeiam os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e c) a Formação Continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sua relação com a cultura docente. A pesquisa indicou a importância da valorização das necessidades, do conhecimento e dos saberes dos professores da rede municipal de Veranópolis/RS e ainda anunciou como fundamental os professores refletirem sobre as suas práticas docentes, para que, assim, possam ser protagonistas do seu processo de Formação Continuada. Em destaque também a necessidade de valorizar a cultura docente, levando em consideração os aspectos culturais que permeiam a vida de cada professor para que se possa pensar em Formações Continuadas que oportunizem a reflexão a respeito da docência. [resumo fornecido pelo autor]