Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSilva, Ivana Almeida da
dc.contributor.authorGirardi, Sharline
dc.contributor.otherSilva, Ronei Teodoro da
dc.contributor.otherSilva, Flóra Simon da
dc.date.accessioned2022-02-02T16:43:43Z
dc.date.available2022-02-02T16:43:43Z
dc.date.issued2021-12-20
dc.date.submitted2021-12-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9401
dc.descriptionO presente estudo possui como tema a simulação da realidade no cinema, e seu objetivo é entender o papel da linguagem audiovisual na representação de histórias reais em obras cinematográficas, em especial no filme documentário Ônibus 174 e no filme de ficção Última Parada 174. O trabalho é organizado em três focos principais, dividido em capítulos que trazem abordagens sobre os gêneros de ficção e documentário especialmente no âmbito do cinema brasileiro, a linguagem audiovisual e as possibilidades de simular realidades no cinema, e o retrato do caso do ônibus 174 nos filmes em questão. Destaca-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com viés exploratório, que aborda autores como Jacques Aumont, André Bazin, Michel Marie, Jean-Claude Bernardet, Sergei Eisenstein, Gilles Deleuze, Jean Baudrillard, Ivana Bentes, Paulo Emílio Salles Gomes, Sidney Ferreira Leite, Fernão Pessoa Ramos e Ismail Xavier. Outro ponto de destaque na metodologia é o estudo de caso realizado com base na análise fílmica ao final do trabalho, que irá permitir estabelecer uma relação entre os filmes sobre o sequestro do ônibus 174 e os conceitos levantados na pesquisa exploratória. Ao final, conclui-se que os recursos da linguagem audiovisual utilizados tanto na ficção como no documentário, permitem várias possibilidades de simular eventos reais no cinema, resultando em diferentes perspectivas e interpretações de um mesmo fato. Assim, é possível identificar que enquanto o documentário aborda o caso do ônibus 174 de uma maneira mais crítica, a ficção traz uma abordagem mais emocional, aproximando o espectador da experiência vivida pelo protagonista. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present study has as its theme the simulation of reality in cinema, and its objective is to understand the role of audiovisual language in the representation of real stories in cinematographic works, especially in the documentary film Ônibus 174 and in the fiction film Última Parada 174. The work is organized into three main focuses, divided into chapters that bring approaches to the genres of fiction and documentary, especially within the scope of Brazilian cinema, the audiovisual language and the possibilities of simulating realities in cinema, and the portrait of the case of the 174 bus in the movies in question. A bibliographic research with an exploratory bias stands out as a methodology, which approaches authors such as Jacques Aumont, André Bazin, Michel Marie, Jean-Claude Bernardet, Sergei Eisenstein, Gilles Deleuze, Jean Baudrillard, Ivana Bentes, Paulo Emílio Salles Gomes, Sidney Ferreira Leite, Fernão Pessoa Ramos and Ismail Xavier. Another important point in the methodology is the case study carried out based on the film analysis at the end of the work, which will allow establishing a relationship between the films about the kidnapping of bus 174 and the concepts raised in the exploratory research. In the end, it is concluded that the audiovisual language resources used in both fiction and documentary allow for several possibilities to simulate real events in cinema, resulting in different perspectives and interpretations of the same fact. Therefore, it is possible to identify that while the documentary approaches the case of the 174 bus in a more critical way, the fiction takes a more emotional approach, bringing the viewer closer to the experience lived by the protagonist. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subjectCinema - Estéticapt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.titleComo o cinema imita a realidade? O caso do ônibus 174 no cinema brasileiropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Publicidade e Propagandapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-12-19


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem