dc.contributor.advisor | Silva, Ronei Teodoro da | |
dc.contributor.author | Pellizzari, Rodrigo Susin | |
dc.contributor.other | Bocchese, Marcell | |
dc.contributor.other | Silva, Flóra Simon da | |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T18:17:54Z | |
dc.date.available | 2022-02-02T18:17:54Z | |
dc.date.issued | 2021-12-14 | |
dc.date.submitted | 2021-12-02 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9402 | |
dc.description | Esse trabalho tem como objetivo compreender o papel da composição sonora nas produções audiovisuais de terror. Como base teórica, foram utilizados os seguintes conceitos: Significado da linguagem, que envolve entender como as mensagens entre o emissor e o receptor ocorrem; Produção de significado no som, para perceber como é o processo de significação do espectador referente aos aspectos sonoros; Linguagem sonora, para compreender qual é o papel da composição do som no produto audiovisual; História do som no cinema, para que haja uma contextualização deste recurso nessa mídia; E o cinema de terror, para entender este gênero audiovisual. Como metodologia, foram utilizadas a análise de conteúdo e análise fílmica. O objeto deste estudo são as aberturas da série televisiva American Horror Story. Foram encontradas quatorze categorias de som que são descritas na análise desta pesquisa. A partir delas, foi possível perceber quais as funções da presença sonora na estrutura de produções audiovisuais de terror. Como exemplo, pode-se citar a criação de expectativa, suspense e medo ao mesmo tempo que distrai, relaxa e estimula o prazer. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to understand the role of sound composition in horror audiovisual productions. As a theoretical basis, the following concepts were used: Meaning of language, which consists of understanding how messages between sender and receiver occur; Production of meaning in sound, to understand how the spectator's signification process is related to sound aspects; Sound language, to understand the role of sound composition in the audiovisual product; History of sound in cinema, to contextualize this resource in this media; And horror cinema, to understand this audiovisual genre. Content analysis and film analysis were used as methodology. The object of this study are the openings of the television series American Horror Story. Fourteen sound categories that are described in the analysis of this research were found. As from them, it was possible to realize the functions of sound presence in the structure of audiovisual horror productions. As an example, it is creating anticipation, suspense and fear while distracting, relaxing and stimulating pleasure. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Publicidade | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Percepção auditiva | pt_BR |
dc.subject | American horror story (Programa de televisão) | pt_BR |
dc.subject | Terror - Ficção | pt_BR |
dc.title | A linguagem sonora na construção do terror no audiovisual: uma análise das aberturas da série American Horror Story | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-12-13 | |