Música independente LGBTQIA+ brasileira: estratégias de comunicação em meio digital
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-08Autor
Almeida, Everson Oliveira de
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo entender como o mercado musical brasileiro independente LGBTQIA+ utiliza a Internet de forma estratégica para divulgar sua produção artística e engajar o público. A perspectiva é de cunho qualitativo- exploratório. Inicialmente apresenta-se a revisão bibliográfica e após um estudo de caso único, envolvendo a análise de conteúdo. O trabalho conta ainda com o apoio de um olhar sobre o discurso e uma abordagem netnográfica. Está dividido em três etapas: a primeira abordando os códigos de linguagem da Comunidade LGBTQIA+, a construção de narrativas e a possibilidade do artivismo. A segunda aborda a comunicação na Internet, focando no engajamento em redes sociais e a propagação da mensagem em meio digital. A etapa final apresenta um estudo de caso com Jup do Bairro, resgatando o que foi anteriormente abordado no texto. Isso permite concluir que é possível criar diversas estratégias de comunicação de acordo com a realidade de cada artista, utilizando-se de táticas variadas para atingir seus objetivos. Pode-se ainda, envolver o público em narrativas, que podem ser de cunho pessoal, social e/ou político. [resumo fornecido pelo autor]