dc.contributor.advisor | Silva, Ivana Almeida da | |
dc.contributor.author | Almeida, Everson Oliveira de | |
dc.contributor.other | Rech, Alessandra Paula | |
dc.contributor.other | Arnt, Carlos Antonio de Andrade | |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T17:59:48Z | |
dc.date.available | 2022-02-04T17:59:48Z | |
dc.date.issued | 2021-12-08 | |
dc.date.submitted | 2021-06-29 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9422 | |
dc.description | O presente trabalho tem como objetivo entender como o mercado musical brasileiro independente LGBTQIA+ utiliza a Internet de forma estratégica para divulgar sua produção artística e engajar o público. A perspectiva é de cunho qualitativo- exploratório. Inicialmente apresenta-se a revisão bibliográfica e após um estudo de caso único, envolvendo a análise de conteúdo. O trabalho conta ainda com o apoio de um olhar sobre o discurso e uma abordagem netnográfica. Está dividido em três etapas: a primeira abordando os códigos de linguagem da Comunidade LGBTQIA+, a construção de narrativas e a possibilidade do artivismo. A segunda aborda a comunicação na Internet, focando no engajamento em redes sociais e a propagação da mensagem em meio digital. A etapa final apresenta um estudo de caso com Jup do Bairro, resgatando o que foi anteriormente abordado no texto. Isso permite concluir que é possível criar diversas estratégias de comunicação de acordo com a realidade de cada artista, utilizando-se de táticas variadas para atingir seus objetivos. Pode-se ainda, envolver o público em narrativas, que podem ser de cunho pessoal, social e/ou político. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to understand how the Brazilian LGBTQIA+ independent music market uses the Internet in a strategic way to promote its artistic production and engage the public. The perspective is qualitative-exploratory. Initially, a bibliographical review is presented and after a single case study, involving content analysis. The work also has the support of a look at the discourse and a netnographic approach. It is divided into three stages: the first addressing the language codes of the LGBTQIA+ Community, the construction of narratives and the possibility of artivism. The second addresses communication on the Internet, focusing on engagement in social media and the propagation of the message in digital media. The final stage presents a case study with Jup do Bairro, rescuing what was previously discussed in the text. This allows us to conclude that it is possible to create different communication strategies according to the reality of each artist, using different tactics to achieve their goals. It is also possible to involve the audience in narratives, which can be of a personal, social and/or political nature. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Publicidade | pt_BR |
dc.subject | Música - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero na música | pt_BR |
dc.subject | Comunicação e cultura | pt_BR |
dc.title | Música independente LGBTQIA+ brasileira: estratégias de comunicação em meio digital | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-12-07 | |