Criação publicitária em tempos de cibercultura: usos da linguagem em busca da sensibilização do consumidor
Date
2021-12-08Author
Mascarello, Rafael André
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
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O presente estudo busca compreender como a linguagem da cibercultura possui influência na criação publicitária e os motivos pelos quais os publicitários se apropriam dela em favor da sensibilização do consumidor. Para o embasamento dessa perspectiva, este trabalho conta com pesquisa bibliográfica, que aborda temas como cibercultura, criação publicitária e a linguagem da publicidade, onde encontra-se a base teórica necessária para o desenvolvimento do estudo e o levantamento de argumentos para essa abordagem. Este trabalho também possui análises semiológicas de campanhas e anúncios publicitários nos quais se apresentam apropriações de signos oriundos da cibercultura como parte fundamental do seu discurso. Podemos ver também o surgimento da metalinguagem como parte da apropriação. Concluímos que a criação publicitária é uma atividade que requer o conhecimento da cultura da sociedade e do público-alvo. O uso de signos conhecidos pelo público que consome seus anúncios facilita na captura da sua atenção, identificação, e, consequentemente, na persuasão. Por esse motivo, com a expansão da cibercultura, seus signos também se tornam parte da linguagem na publicidade, tornando-a mais moderna, aumentando o repertório cultural dos criativos e as formas de expressão da criatividade. [resumo fornecido pelo autor]